Presidente do Sindilojas Porto Alegre participa de audiência no Congresso Nacional
O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, participou, em outubro, de um debate em Brasília a respeito da relação entre a administração dos shoppings Centers e os lojistas.
O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, participou, em outubro, de um debate em Brasília a respeito da relação entre a administração dos shoppings Centers e os lojistas. A audiência pública sobre os altos custos incididos sobre os alugueis dos espaços pelas administradoras dos centros comerciais foi realizada no Congresso Nacional, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados. No encontro, foi discutido o Projeto de Lei nº 4447/2012, que trata da cobrança progressiva de aluguel, e da cobrança de 13º e 14º alugueis em shopping centers. Na ocasião, também foi debatido o momento econômico enfrentado pelos lojistas e empreendedores de shopping centers.
Na audiência, foram apresentados os resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi com lojistas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Leste, Sudeste e Sul do País sobre a relação com o shopping onde estão instalados. De acordo com o levantamento, 45% dos lojistas questionados possuem estabelecimentos em shoppings que possuem de 151 a 250 lojas. Dentre estas, 32% das lojas possuem mais de 10 anos de operação.
Além disso, 61% dos respondentes afirmam estarem satisfeitos com os shoppings e 45% acreditam que há abertura para negociação de cláusulas contratuais, bem como para questionamentos sobre custos de aluguéis e condomínios. Por outro lado, 64% consideram injusto o aluguel em dobro em dezembro e 54% consideram o custo com o shopping muito alto em relação ao faturamento.
De uma forma geral, pode-se dizer que grande parte dos entrevistados está satisfeito em ter sua loja em shopping, no entanto a maioria acredita que algumas condições são injustas, como por exemplo o 13º e o 14º aluguel, estacionamento com valor elevado, rescisão antecipada e o indexador de reajuste de aluguel.
Também estiveram presentes o economista do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Luiz Alberto Esteves; o advogado da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), José Ricardo Lira; o Conselheiro da Associação de Bares e Restaurantes (ABASEL), Bobby Fong; e o Gerente Jurídico da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Valério Travain.
Fonte: Sindilojas Porto Alegre