Presidente do Sindilojas Porto Alegre participa de audiência no Congresso Nacional

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, participou, em outubro, de um debate em Brasília a respeito da relação entre a administração dos shoppings Centers e os lojistas.

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, participou, em outubro, de um debate em Brasília a respeito da relação entre a administração dos shoppings Centers e os lojistas. A audiência pública sobre os altos custos incididos sobre os alugueis dos espaços pelas administradoras dos centros comerciais foi realizada no Congresso Nacional, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados. No encontro, foi discutido o Projeto de Lei nº 4447/2012, que trata da cobrança progressiva de aluguel, e da cobrança de 13º e 14º alugueis em shopping centers. Na ocasião, também foi debatido o momento econômico enfrentado pelos lojistas e empreendedores de shopping centers. 

Na audiência, foram apresentados os resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi com lojistas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Leste, Sudeste e Sul do País sobre a relação com o shopping onde estão instalados. De acordo com o levantamento, 45% dos lojistas questionados possuem estabelecimentos em shoppings que possuem de 151 a 250 lojas. Dentre estas, 32% das lojas possuem mais de 10 anos de operação. 

Além disso, 61% dos respondentes afirmam estarem satisfeitos com os shoppings e 45% acreditam que há abertura para negociação de cláusulas contratuais, bem como para questionamentos sobre custos de aluguéis e condomínios. Por outro lado, 64% consideram injusto o aluguel em dobro em dezembro e 54% consideram o custo com o shopping muito alto em relação ao faturamento. 

De uma forma geral, pode-se dizer que grande parte dos entrevistados está satisfeito em ter sua loja em shopping, no entanto a maioria acredita que algumas condições são injustas, como por exemplo o 13º e o 14º aluguel, estacionamento com valor elevado, rescisão antecipada e o indexador de reajuste de aluguel. 

Também estiveram presentes o economista do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Luiz Alberto Esteves; o advogado da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), José Ricardo Lira; o Conselheiro da Associação de Bares e Restaurantes (ABASEL), Bobby Fong; e o Gerente Jurídico da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Valério Travain.

Fonte: Sindilojas Porto Alegre

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais