Pro Teste lança guia interativo de presentes de Natal

Catálogo permite ao consumidor conferir preços e endereços das lojas que oferecem as melhores opções de produtos como câmeras, celulares e notebooks

Para facilitar a pesquisa de preços de presentes…

Catálogo permite ao consumidor conferir preços e endereços das lojas que oferecem as melhores opções de produtos como câmeras, celulares e notebooks

Para facilitar a pesquisa de preços de presentes para o Natal, a Pro Teste Associação de Consumidores lançou um guia de preços interativo, disponível no site da entidade (www.proteste.org.br), com os valores atualizados de produtos eletroeletrônicos apontados como melhores do teste e escolhas certas de todas as avaliações feitas em 2009.
É possível conferir os preços e os endereços das lojas que oferecem as melhores opções de celular com câmera; celular com câmera e MP3-player; smartphone; cafeteira de filtro; cafeteira expressa; filmadoras digitais; filtro de água; GPS; grill; home theater; impressoras, máquinas de lavar louças; micro-ondas; notebook; porta-retratos digitais e webcam.
Basta escolher uma dessas categorias e ver o teste completo, além dos preços nas maiores cidades do País. Para quem se interessar em comprar, também são indicados os preços de centenas de lojas, e os melhores preços no comércio virtual.
Conforme o produto, há como comparar preços no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, São José dos Pinhais, Campinas, Guarulhos e Salvador. O melhor do teste é sempre o produto que teve o melhor desempenho nas avaliações. Escolha certa é o que apresenta a melhor relação qualidade/preço do teste.
Como garantir a troca dos presentes

Por liberalidade das lojas, o consumidor pode trocar o presente que não agradar, mas é preciso se precaver na hora da compra. Informe-se na loja, antes da compra, se ela permite este tipo de troca, para evitar constrangimentos ao presenteado. O ideal é se certificar sobre a política de troca da loja para não ter que dar o presente com a nota fiscal.
É mais garantido que a possibilidade da troca conste por escrito na nota, se o lojista assegurar que não haverá problemas. Geralmente, o comerciante aceita o produto de volta, desde que não tenha sido usado e ainda esteja com a etiqueta da loja. Mas, para produtos adquiridos em promoção, não há essa possibilidade.
Alguns estabelecimentos fornecem um cartão com o prazo para a troca, e indicam as condições em que poderá ser feita. Se não houver defeitos no produto, permitir a troca é uma opção da loja.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o direito de troca só é assegurado em caso de defeito na mercadoria. Se o presente não agradou, não serviu ou não era bem da cor esperada, o jeito é contar com a boa vontade do lojista.
CDC também garante compra via internet
A troca e a desistência no caso da compra fora de lojas – na internet, por telefone ou via catálogos, por exemplo – é assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor. O prazo é sete dias após o recebimento do produto.
Como não teve acesso ao produto ao adquiri-lo, a pessoa pode desistir da aquisição sem apresentar motivos. É o “direito do arrependimento”. A compra pode ser desfeita sem nenhum ônus para o comprador, que tem, inclusive, o direito de receber de volta o valor eventualmente pago adiantado.
E quem não receber o presente na data esperada também tem amparo do Código. Se o prazo de entrega não for cumprido, segundo o artigo 35 do CDC, pode pedir o dinheiro de volta à empresa. Para isso, produto deverá ser enviado à loja, com documentos que comprovem a data do recebimento da mercadoria, e uma carta escrita à mão, explicando o motivo da devolução.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais