Procon aproxima fornecedores de consumidores na Redenção

Feira será realizada nas proximidades do Monumento do Expedicionário

Pela passagem do terceiro aniversário do Procon Porto Alegre, inaugurado em 3 de março de 2008, e também do Dia Internacional do Consumidor celebrado no dia 15 de março, o órgão de defesa do consumidor da prefeitura promove no próximo final de semana, na Redenção, a 3ª Feira do Consumidor. O evento se destina a aproximar os porto-alegrenses dos principais fornecedores de produtos e serviços, visando harmonizar o relacionamento entre clientes e empresas que atuam na Capital.

A abertura da Feira ocorre às 10h30min do sábado, 12, nas proximidades do Monumento ao Expedicionário do Parque Farroupilha, e contará com a presença do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, do titular da Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (smic), Valter Nagelstein, do diretor executivo do Procon Porto Alegre, Omar Ferri Júnior, além de demais autoridades municipais. A feira, que funcionará no sábado e no domingo das 10h às 17h, também comemora os 21 anos de vigência do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

“O evento não tem como objetivo o recebimento de reclamações sobre os serviços contratados pelo público. Os expositores estarão presentes para o esclarecimento de dúvidas dos consumidores sobre os canais de relacionamento existentes com os clientes e serviços oferecidos à população”, destaca Omar Ferri Júnior.

Expositores – Participam da Feira, entre outros expositores, bancos e financeiras, que estarão prestando informações sobre a contratação do crédito consignado, um dos principais problemas enfrentados pelos porto-alegrenses em 2010 registrados no Procon. Também estarão presentes as operadoras de telefonia Vivo, Claro e Oi, além da empresa de telecomunicações NET Sul. A presença das gigantes na feira é justificada. Do total de reclamações que chegaram ao Procon em 2010 , cerca de 18% referiam-se a serviços de telefonia, TV por assinatura e internet banda larga.

Também integram o rol dos participantes, a empresa de plano de saúde Unimed, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a Liquigás e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A Liquigás estará entregando folhetos informativos sobre a campanha promovida nacionalmente visando ao combate de venda clandestina do combustível de cozinha, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Já a CDL disponibilizará aos consumidores consulta ao SPC, cadastro restritivo ao crédito.

Estarão ainda presentes as secretarias municipais da Educação, Esporte, além da empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do município, Procempa, do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).Para divertir a garotada enquanto os pais participam da feira, a Secretaria Municipal de Esportes estará disponibilizando no local o ônibus Brincalhão, uma brinquedoteca itinerante que leva jogos e brinquedos a crianças da periferia da cidade e a eventos promovidos pela prefeitura.

Além do trabalho informativo das empresas, o Procon Porto Alegre estará distribuindo o Código de Defesa do Consumidor, cartilhas e folders sobre os direitos e deveres dos consumidores e fornecedores nas relações de consumo.