Profissional deve se preocupar com sua reputação digital

A linha tênue entre o mundo real e o virtual acende um sinal de alerta aos profissionais. Especialista afirma não ser possível ser uma pessoa online e outra offline

Qual a relação das redes sociais com o mundo corporativo? Muitos devem fazer essa perguntar e achar que Facebook, Twitter, Whatsapp, Instagram e afins são locais para expressar opiniões e fotos pessoais. Mas, atualmente, as empresas têm se preocupado com a conduta de seus funcionários e a reputação digital é fator determinante em processos seletivos. 

Pode parecer estranho pensar que a sua vida pessoal e suas opiniões reflitam diretamente em seu profissionalismo, mas segundo a especialista em Social Business da DMS da Digital Marketing Solutions, Denise Maia, é impossível criar uma personalidade para o meio social e outra para o meio profissional.  Muitos costumam ser uma pessoa no Facebook, por considerar o canal mais descolado e outra no Linkedin, que é uma plataforma de cunho profissional, mas na opinião da especialista a postura em uma rede social reflete diretamente na outra e cria uma reputação digital. “Embora sejam plataformas com objetivos distintos, a pessoa não pode publicar algo no Facebook e apresentar uma postura oposta quando atua no Linkedin”.

Mundo virutal e mundo real

Outro ponto levantado pela especialista em mídias sociais é que o que se faz no mundo virtual, sendo ele positivo ou não, é levado para a vida real.  "Suas ações on-line refletirão nitidamente de forma positiva ou negativa no mundo "off-line", dependendo apenas de como você se comportará. Essas ferramentas são extensões da sua personalidade, das suas responsabilidades, dos seus princípios, e por isso, servem como um poderoso filtro para escolha no mundo real", completa Denise.

A especialista ressaltou ainda que, preservar uma marca pessoal e filtrar uma boa rede de contatos é extremamente valioso, explica ela. Qual o conceito que as pessoas têm de você e o que diz seu cartão de visitas nas redes sociais são as duas perguntas que devem ser feitas para começar a trabalha-la. "Transparência, construção de repertório e bom senso formam o tripé essencial para ser relevante nas redes sociais e construir uma reputação positiva. O resultado dessa visibilidade favorável vai aparecer em propostas de trabalho e network qualificado".

A especialista destaca algumas dicas pontuais sobre o que se deve e o que não se deve fazer para fortalecer a reputação digital no meio profissional:

Faça sem medo

– Ter um perfil no Linkedin atualizado: mostre quem é a empresa, o que representa e o que faz, divulgando informações relevantes sobre a empresa dentro do perfil (site, portfolio, depoimentos de clientes, etc);

​- Seja embaixador da sua marca – Acompanhar as publicações de sua empresa e parceiros de negócios e compartilhar este conteúdo com suas conexões.;

​– Compartilhe conteúdo semelhante: Siga a página da empresa nas redes sociais e compartilhar as publicações com sua rede de contatos;

 ​– Encontre conteúdo relevante sobre o mercado em que sua empresa atua para ficar informado e compartilhe com suas  conexões;

​ – Procure interagir com os profissionais da área de marketing da empresa, buscando qual seriam as mídias importantes onde ela está presente e se interessando pela estratégia.

Evite sempre

 – Curtir, comentar e compartilhar informações irrelevantes ou inadequadas;

– Incluir informações no perfil que não condizem com a realidade. Exemplo, um supervisor que se diz gerente;

 – Deixar de informar resultados obtidos, prêmios ou reconhecimentos;

– Fazer comentários inadequados esquecendo-se que aquele comentário está público pode criar uma má reputação digital. 

 

Fonte: Brasil Econômico

 

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais