Programa de Participação nos Resultados é debatido no Sindilojas Porto Alegre

Empresários e representantes de sindicatos de diversos setores participaram na manhã desta segunda-feira, 25/08, do Seminário sobre PPR – Programa de Participação nos Resultados, realizado pelo Sindilojas…

Empresários e representantes de sindicatos de diversos setores participaram na manhã desta segunda-feira, 25/08, do Seminário sobre PPR – Programa de Participação nos Resultados, realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, em conjunto com Fecomércio-RS, Sindec Porto Alegre, Sindiatacadistas, Sindigêneros-RS, Sindisider, Sindióptica/RS e Sincodiv-RS. O evento aconteceu na sede do Sindicato e informou sobre o funcionamento e a implantação do benefício que remunera colaboradores de acordo com o cumprimento das estratégias organizacionais, com cases das empresas Ferramentas Gerais, O Boticário e General Motors.

Aspectos legais também foram debatidos com o advogado e assessor jurídico do Sindilojas Porto Alegre, Dr. Flávio Obino Filho. Ele iniciou o painel falando sobre a história do PPR e citou o comércio como um dos primeiros setores a adotar medidas de recompensa aos funcionários, por meio das comissões. No entanto, o varejo ficou para trás na utilização do Programa, devido ao fato de a maioria das empresas serem de pequeno ou médio porte e por desconhecerem o processo, sendo ultrapassado pelo setor industrial, constituído por empresas maiores e mais estruturadas.

A segunda palestrante, Rosangela Fragoso, é gerente de Recursos Humanos da Ferramentas Gerais, empresa pioneira na implantação do Programa de Participação nos Resultados no Rio Grande do Sul. Para ela, na maioria dos casos, o colaborador preocupa-se não só com quanto vai receber financeiramente, mas também com como foi a participação dele para que os resultados da empresa tenham sido alcançados.

Na sequência do seminário, o sócio-proprietário de franquias O Boticário, Manoel Pimentel, apontou que o modelo de PPR deve partir da própria empresa, sem a necessidade da criação de um padrão, o que proporciona liberdade ao empresário. Ele ainda garantiu que o resultado da implantação do benefício é de funcionários mais felizes, mais engajados, além de amadurecimento de equipe. “O PPR faz com que a empresa deixe de ser o trabalho e passe a ser uma causa”, diz Pimentel.
José Osmair Polisel, assessor técnico do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, finalizou o painel, falando sobre o case da General Motors. Para ele, “”as metas estabelecidas pela empresa devem ser claras e bem entendidas pelo funcionário para que ele possa colaborar, de fato, com o resultado final”.

O serviço de assessoria jurídica do Sindilojas Porto Alegre está à disposição dos associados ao Sindicato para esclarecer questões referentes ao Programa de Participação nos Resultados. Informe-se pelo telefone 51 3025.8300

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Volta por cima: veja quem encarou um dos momentos mais difíceis do varejo gaúcho

    Veja mais
    Noticias

    Lojas da capital podem abrir no feriado do dia 12 de outubro

    Veja mais
    Noticias

    Marketing para o varejo é o tema de evento da Entidade

    Veja mais