Programa Desenrola Brasil pode trazer impacto positivo para a economia local

Pessoas com dívidas de até R$ 100 podem ter seus nomes retirados de lista de devedores

Desde a segunda-feira, dia 17, está em funcionamento o Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do Governo Federal. Montado para funcionar em duas fases, a medida deve atingir nesta 1ª fase os cidadãos com renda de dois salários mínimos (R$ 2.640) até R$ 20 mil por mês. Essa é a chamada Faixa 2.

Para quem está devendo até no máximo R$ 100,00, terá seu nome retirado do cadastro de devedores. Segundo o Ministério da Fazenda, cerca de 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas. Lembrando que, os nomes dessas pessoas voltarão a ficar limpo na praça, porém a dívida permanece e deve ser negociada. Essa vantagem permitirá o cidadão a voltar a comprar a prazo e conseguir empréstimo, por exemplo. As dívidas rurais não são contempladas neste programa.

Em setembro, deve ser aberto a negociação da Faixa 1. Essa fase vai reunir as pessoas com renda mensal de até R$ 2.640 ou então, inscritos no cadastro único.

De acordo com a PEIC-RS (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores Gaúchos), da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o percentual de famílias gaúchas com contas em atraso chegou aos 42,4%, maior patamar atingido desde janeiro de 2018. O tempo médio de pagamento com atraso atingiu 35,1 dias nesta edição da pesquisa. Em junho de 2022 esse tempo era de 39,4 dias.

O Programa Desenrola Brasil tem garantia do FGO (Fundo Garantidor de Operações), o mesmo fundo que serve para o Pronampe, este ainda travado pelo Ministério da Fazenda. A entidade vem buscando explicações dos bancos, e meios para obter mais informações sobre a opção de extensão do prazo para quem já usa o crédito, assim como, a aquisição da nova edição do Programa em 2023.

Para o Sindilojas Poa, o momento é de atenção e toda ajuda é bem-vinda para frear o número de famílias endividadas. “O varejo vem passando por uma fase de muita sensibilidade, mas acreditamos que os esforços, desde o governo federal, passando pelas esferas estaduais e municipais, vão dar resultados”, comentou Arcione Piva, presidente da Entidade. A expectativa, segundo o presidente, é de o “Desenrola Brasil fazer com que as pessoas possam voltar a pegar empréstimos e a comprar a prazo. Sabidamente, as vendas no setor são em boa parte delas feitas assim, com o uso do cartão de crédito. Esperamos um cenário positivo com o avanço do programa”.

*Febraban alerta para golpes. Clique aqui e saiba mais.