Programa vai regularizar empresas em Porto Alegre
Está marcado para o dia 4 de abril o início do projeto Linha da Pequena Empresa, que percorrerá 37 bairros da Capital com objetivo de formalizar negócios e levar informações sobre gestão e crédito para…
Está marcado para o dia 4 de abril o início do projeto Linha da Pequena Empresa, que percorrerá 37 bairros da Capital com objetivo de formalizar negócios e levar informações sobre gestão e crédito para pequenos empreendedores. O projeto é uma parceria entre a prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e da Companhia Carris Porto-Alegrense, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS).
Um ônibus da Carris, especialmente adaptado, estará estacionado durante uma semana, das 9h às 18h, em cada bairro. O primeiro a ser visitado será o Sarandi, na zona Norte. Escolhidos com base no número de habitantes, os locais representam 75% da população de Porto Alegre. O Sebrae será responsável pela operação logística, os equipamentos e o investimento, enquanto a prefeitura cedeu o ônibus e os dados sobre a cidade. O aporte inicial no projeto é de R$ 123 mil.
O ônibus terá um técnico de cada entidade à disposição do público, disponíveis a prestar informações e serviços de orientação sobre gestão empresarial, formalização de pequenos negócios, microcrédito, alvarás e licenças municipais, além de pequenas assessorias em grupos e a possibilidade de concretizar, no local, a formalização como empreendedor individual.
No interior do veículo, serão exibidos vídeos de interesse do empreendedor, como o de Boas Práticas de Fabricação. O projeto faz parte da meta do Sebrae de aumentar o número de Empreendedores Individuais no Estado, chegando a 1 milhão até o final de 2011. Apenas em Porto Alegre, a ideia, com projetos como o Linha Pequena Empresa, é alcançar 103 mil microempreendedores individuais.
“A pequena empresa é a maior empregadora do País, mas ainda sofre com a escassez de crédito, a burocracia e as dificuldades naturais do mercado. Por isso, a importância de se criar condições para a formalização do empreendedor”, diz o secretário da Smic, Valter Nagelstein.
Inicialmente, o projeto será desenvolvido até dezembro, mas existe a possibilidade de ser prorrogado por mais um ano. “Também é possível que ampliemos este projeto para outras cidades do Estado”, anuncia o presidente do Sebrae-RS, Vitor Koch, lembrando que Porto Alegre é a primeira cidade gaúcha a contar com esta parceria. A solenidade de lançamento da Linha da Pequena Empresa acontecerá hoje, às 10h, no Largo Glênio Peres.