Programa vai regularizar empresas em Porto Alegre

Está marcado para o dia 4 de abril o início do projeto Linha da Pequena Empresa, que percorrerá 37 bairros da Capital com objetivo de formalizar negócios e levar informações sobre gestão e crédito para…

Está marcado para o dia 4 de abril o início do projeto Linha da Pequena Empresa, que percorrerá 37 bairros da Capital com objetivo de formalizar negócios e levar informações sobre gestão e crédito para pequenos empreendedores. O projeto é uma parceria entre a prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e da Companhia Carris Porto-Alegrense, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS).

Um ônibus da Carris, especialmente adaptado, estará estacionado durante uma semana, das 9h às 18h, em cada bairro. O primeiro a ser visitado será o Sarandi, na zona Norte. Escolhidos com base no número de habitantes, os locais representam 75% da população de Porto Alegre. O Sebrae será responsável pela operação logística, os equipamentos e o investimento, enquanto a prefeitura cedeu o ônibus e os dados sobre a cidade. O aporte inicial no projeto é de R$ 123 mil.

O ônibus terá um técnico de cada entidade à disposição do público, disponíveis a prestar informações e serviços de orientação sobre gestão empresarial, formalização de pequenos negócios, microcrédito, alvarás e licenças municipais, além de pequenas assessorias em grupos e a possibilidade de concretizar, no local, a formalização como empreendedor individual.

No interior do veículo, serão exibidos vídeos de interesse do empreendedor, como o de Boas Práticas de Fabricação. O projeto faz parte da meta do Sebrae de aumentar o número de Empreendedores Individuais no Estado, chegando a 1 milhão até o final de 2011. Apenas em Porto Alegre, a ideia, com projetos como o Linha Pequena Empresa, é alcançar 103 mil microempreendedores individuais.

“A pequena empresa é a maior empregadora do País, mas ainda sofre com a escassez de crédito, a burocracia e as dificuldades naturais do mercado. Por isso, a importância de se criar condições para a formalização do empreendedor”, diz o secretário da Smic, Valter Nagelstein.

Inicialmente, o projeto será desenvolvido até dezembro, mas existe a possibilidade de ser prorrogado por mais um ano. “Também é possível que ampliemos este projeto para outras cidades do Estado”, anuncia o presidente do Sebrae-RS, Vitor Koch, lembrando que Porto Alegre é a primeira cidade gaúcha a contar com esta parceria. A solenidade de lançamento da Linha da Pequena Empresa acontecerá hoje, às 10h, no Largo Glênio Peres.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais