Programação Neurolinguística aplicada à venda foi tema do Café com Lojistas desta quinta-feira (26 de julho)

Técnicas de PNL aplicadas à venda geram resultado e garantem o sucesso dos negócios

É possível vender mais usando e estimulando os cinco sentidos do consumidor? Aplicando técnicas de Programação Neurolinguística, sim. E foi sobre essa estratégia com foco em vendas que a trainer em PNL, hipnóloga e empresária Mileine Vargas, falou na manhã desta quinta-feira, 26 de julho, para os mais de 100 participantes do Café com Lojistas.

No evento, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, a palestrante explicou que hoje o consumidor é diariamente impactado por um número cada vez mais de informações e que, neste contexto, o desafio de se tornar interessante e relevante para o cliente é ainda maior. “É diante desse cenário que as técnicas de PNL se tornam tão efetivas quando aplicadas de maneira assertiva”, disse.

Para Milene, não basta entender a tendência de mercado e como o comportamento do consumidor está se transformando se não houver uma verdadeira conexão entre o cliente e o vendedor. Ou seja, uma relação de empatia. “Para que o vendedor consiga persuadir e envolver o consumidor é fundamental que ele consiga, primeiramente, conectar-se a ele, conhece-lo e perceber suas necessidades. O fator decisor de uma compra é, sempre, emocional e a emoção está diretamente ligada com a experiência gerada pelo atendimento, por essa identificação entre dois seres humanos”, explica.

“O objetivo é gerar uma experiência positiva do consumidor com a marca de modo com que ele relacione o produto, serviço ou marca com sensações e memórias pessoais, fazendo do ato de comprar algo muito além do que simplesmente consumir”, pontua.

E é para construir essa conexão emocional entre o vendedor e o cliente que estimular os cinco sentidos gera resultados. A visão, por exemplo, é responsável por 83% do êxito de uma venda e é estimulada através de estratégias de visual merchandising no PDV, com uma iluminação destacando algum produto em específico ou lançamento.

Já o olfato é o responsável por identificar e relacionar emoções. O aroma particular de uma loja ou produto, por exemplo, impacta até 11% no fechamento de uma venda. “Não existe âncora mais poderosa para conectar emoções que chamar seu cliente pelo nome”, garante.

A audição, por sua vez, é o que conecta pessoas, cria relações com a voz, personifica o atendimento. Para isso, o segredo é apostar em perguntas abertas e não em questionamentos que tenham como resposta apenas “sim” ou “não”. “Permita que seu cliente falte abertamente sobre um assunto e aproveite para conhece-lo melhor com isso”, esclarece Mileine. O paladar remete a pessoas a lembranças pessoais e o tato, por fim, é o que gera experiências ao consumidor – especialmente em tempos em que o omnichannel e o comportamento phigital deixam de ser uma tendência e se tornam uma realidade.

Inscrições abertas

O próximo Café com Lojistas já tem data marcada: será no dia 08 de agosto, a partir das 8h30, com Melissa Lesnovski, diretora de inovação da agência Aldeia, para um encontro que vai debater o marketing digital como ferramenta de vendas. O encontro acontecerá no Auditório Henrique Gerchmann (Rua dos Andradas, 1234 / 9º andar). A entrada é gratuita para associados ao Sindilojas Porto Alegre. Clique aqui e inscreva-se.

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