Projeção é de que vendas alcancem R$ 1,62 bi entre novembro e dezembro

O comércio pela Internet ganha espaço entre os consumidores brasileiros. Para o período de 15 de novembro a 23 de dezembro, a expectativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) é de…

O comércio pela Internet ganha espaço entre os consumidores brasileiros. Para o período de 15 de novembro a 23 de dezembro, a expectativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) é de que as vendas alcancem R$ 1,62 bilhão, ante R$ 1,25 bilhão no mesmo intervalo de 2008, o que representa crescimento de 30%.

Segundo o diretor-executivo da entidade, Gerson Rolim, a estimativa está respaldada na expansão do setor nos 11 primeiros meses de 2009, entre 26% e 27%. Em 2009, a expectativa é de que o setor fature R$ 10 bilhões, contra R$ 8,2 bilhões em 2008. Não existem números de vendas por estado.

Um dos impulsionadores do varejo on line, segundo Rolim, é o menor preço médio dos produtos, em relação ao varejo tradicional. “A estratégia de preços para o setor, que tem grande potencial de expansão, é importante”, observa. Ele aposta no aumento das vendas de eletrodomésticos neste Natal, já que os preços estão mais competitivos em relação a 2008, em função do dólar mais baixo.

Em alguns dos principais sites de compras do país, como o Submarino, Americanas.com. e Shoptime, o prazo de entrega do produto varia, conforme a disponibilidade de estoque, tipo e localidade, entre outros. Na média, a entrega acontece em dois ou três dias úteis para moradores da região Sudeste e até cinco dias para os demais estados do país. Na Ricardo Eletro, o prazo para as principais capitais é de quatro ou cinco dias úteis.

Dependendo do item, o pagamento pode ser feito em até dez vezes sem juros, por meio de cartão de crédito, boleto ou débito. Na maioria dos sites, a pessoa, ao clicar em “comprar” o produto, tem acesso às opções de pagamento. Apesar do investimento cada vez maior em segurança nas operações via Internet, o consumidor deve tomar alguns cuidados, como optar por sites conhecidos, verificar se eles dispõem de formas de contato, como telefone, e se informar mais sobre a idoneidade do vendedor.

No site do Buscapé, a pessoa se informa sobre empresas com relatos de problemas. O consumidor que optar pela Internet deve tomar alguns cuidados. Segundo a coordenadora do Procon Municipal, Maria Laura Santos, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor estabelece a desistência da compra no prazo de sete dias após o pedido ou após o recebimento do produto. Caso o vendedor não aceite a devolução, cabe abertura de processo no órgão de defesa do consumidor ou Juizado Especial das Relações de Consumo.

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