Projeto beneficia quem paga compra com dinheiro

São Paulo — O Senado aprovou ontem um projeto de lei (PL) que permite aos comerciantes aplicar preços diferenciados para vendas com cartão de crédito e dinheiro. O PL é de autoria do senador Adelmir…

São Paulo — O Senado aprovou ontem um projeto de lei (PL) que permite aos comerciantes aplicar preços diferenciados para vendas com cartão de crédito e dinheiro. O PL é de autoria do senador Adelmir Santana (Dem). Segundo o relator da matéria, senador Renato Casagrande (PSB), a proposta favorece os pequenos comerciantes, porque permite diminuição de custos quando a venda envolve dinheiro. Casagrande explica que agora os consumidores que optarem pelo pagamento à vista, com dinheiro, poderão ter o desconto assegurado por lei, já que não precisam arcar com os custos de operação do cartão de crédito. A proposta foi votada pela Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). A aprovação do projeto foi considerada vitoriosa pela Frente Parlamentar do Varejo no Congresso, que tem entre seus projetos prioritários a aprovação da nova lei do cheque, a implantação do cadastro de crédito positivo e a definição de regras dos aluguéis em shoppings centers, além da regulamentação dos meios eletrônicos de pagamento (cartões de crédito).
A CMA aprovou ainda o projeto do senador Pedro Simon, do PMDB, que considera “prática abusiva das empresas” o oferecimento, sem solicitação, de produto, serviço ou disponibilidade de crédito.

Veja também

    Noticias

    Esclarecimento: funcionamento das lojas em Shopping no dia de eleição

    Veja mais
    Noticias

    Empresas atingidas por enchentes podem solicitar revisão para acessar benefícios...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA realiza Reunião Ampla de Diretoria com enfoque em segurança

    Veja mais
    Noticias

    Comércio da capital pode abrir com funcionários no domingo, dia da eleição

    Veja mais