Promoção em vendas foi tema da edição extra do Café com Lojistas

A promoção em vendas é uma das estratégias mais conhecidas em marketing e uma das mais eficientes, mas também está entre as menos aproveitadas no mundo. O diretor de planejamento da GADRed, Gilberto Della…

A promoção em vendas é uma das estratégias mais conhecidas em marketing e uma das mais eficientes, mas também está entre as menos aproveitadas no mundo. O diretor de planejamento da GADRed, Gilberto Della Giustina, começou com essa afirmação sua palestra na edição extra do Café com Lojistas, realizada pelo Sindilojas Porto Alegre nesta quinta-feira, dia 30 de agosto. Ele não mostrou uma fórmula ou modelo de sucesso para usar a promoção em vendas, mas apresentou como o empresário pode ampliar a visão sobre essa ferramenta e as possibilidades de resultados. “Precisamos entender que o consumidor não faz suas escolhas apenas baseado em vantagens financeiras. As escolhas são feitas com o bolso, a mente e o coração, ou seja, são complexas”, ressaltou. “A jornada da compra do cliente é multi touchpoint, tem muitos pontos que interferem no processo e na experiência com a marca, por isso temos que ser sedutores quando propomos algo”, completou Giustina.

O diretor acredita que quando o assunto é promoção, o lojista tem que se permitir tentar. “Avalie o que pode ser aplicado no seu mercado e teste possibilidades”, sugeriu. Na opinião de Giustina, o empresário não pode reduzir a extensão da promoção a um papel limitado, como presumir que a tática serve apenas para movimentar o estoque ou para gerar receitas a curto prazo. “Isso são máximas que moldavam a promoção de vendas antigamente. Hoje, a promoção continua com tempo limitado, mas ativa a marca como um todo, carrega seu DNA, não é apenas uma tática”, afirmou. O consumidor quer soluções e, para atender suas expectativas, o lojista precisa ser proativo, atencioso e orientativo. “A promoção deve utilizar todo o poder da marca a fim de gerar uma boa experiência de compra, interação, relacionamento e, logo, conquistar a fidelidade dos clientes”, destacou.

Para definir a capacidade promocional de um negócio, a orientação do palestrante é avaliar três pontos: compromisso (o quê sua marca tem a dizer que possa ser promocional), atitude (como a marca age, que experiência gera com o cliente) e preocupação com detalhes (cuidado com o ambiente da loja como um todo, incluindo postura da equipe e conservação dos materiais de PDV).

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre faz visita à Prefeita em exercício

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Evento do Sindilojas POA inspira lojistas a fazer diferente

    Veja mais
    Noticias

    Lojistas devem firmar acordo coletivo para funcionamento no feriado do Dia da Cons...

    Veja mais
    Noticias

    Comércio de Porto Alegre poderá abrir no feriado de 15 de novembro

    Veja mais