Promoção em vendas foi tema da edição extra do Café com Lojistas

A promoção em vendas é uma das estratégias mais conhecidas em marketing e uma das mais eficientes, mas também está entre as menos aproveitadas no mundo. O diretor de planejamento da GADRed, Gilberto Della…

A promoção em vendas é uma das estratégias mais conhecidas em marketing e uma das mais eficientes, mas também está entre as menos aproveitadas no mundo. O diretor de planejamento da GADRed, Gilberto Della Giustina, começou com essa afirmação sua palestra na edição extra do Café com Lojistas, realizada pelo Sindilojas Porto Alegre nesta quinta-feira, dia 30 de agosto. Ele não mostrou uma fórmula ou modelo de sucesso para usar a promoção em vendas, mas apresentou como o empresário pode ampliar a visão sobre essa ferramenta e as possibilidades de resultados. “Precisamos entender que o consumidor não faz suas escolhas apenas baseado em vantagens financeiras. As escolhas são feitas com o bolso, a mente e o coração, ou seja, são complexas”, ressaltou. “A jornada da compra do cliente é multi touchpoint, tem muitos pontos que interferem no processo e na experiência com a marca, por isso temos que ser sedutores quando propomos algo”, completou Giustina.

O diretor acredita que quando o assunto é promoção, o lojista tem que se permitir tentar. “Avalie o que pode ser aplicado no seu mercado e teste possibilidades”, sugeriu. Na opinião de Giustina, o empresário não pode reduzir a extensão da promoção a um papel limitado, como presumir que a tática serve apenas para movimentar o estoque ou para gerar receitas a curto prazo. “Isso são máximas que moldavam a promoção de vendas antigamente. Hoje, a promoção continua com tempo limitado, mas ativa a marca como um todo, carrega seu DNA, não é apenas uma tática”, afirmou. O consumidor quer soluções e, para atender suas expectativas, o lojista precisa ser proativo, atencioso e orientativo. “A promoção deve utilizar todo o poder da marca a fim de gerar uma boa experiência de compra, interação, relacionamento e, logo, conquistar a fidelidade dos clientes”, destacou.

Para definir a capacidade promocional de um negócio, a orientação do palestrante é avaliar três pontos: compromisso (o quê sua marca tem a dizer que possa ser promocional), atitude (como a marca age, que experiência gera com o cliente) e preocupação com detalhes (cuidado com o ambiente da loja como um todo, incluindo postura da equipe e conservação dos materiais de PDV).

Veja também

    Noticias

    Associados do Sindilojas POA tem opção de consultoria gratuita para retomada dos...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Funcionamento das lojas após as enchentes é objeto de pesquisa do Sindilojas POA

    Veja mais
    Noticias

    Pronampe: 30 bi e carência de 2 anos para empreendedores do RS

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Governo do RS atualiza lista com municípios em estado de calamidade e postergaç...

    Veja mais