Promova uma experiência diferenciada para melhorar o seu negócio

Em tempo de lojas padronizadas, oferecer uma experiência fora do comum deve ser a regra para quem deseja se diferenciar

Muito se ouve que custa mais caro conquistar novos clientes do que fidelizar os atuais. Mas, afinal, quanto mais caro? Segundo um artigo da Neoassist, somando o montante voltado a marketing, propaganda, estratégias, o investimento pode ser até sete vezes maior.

Considerando o grande volume de produtos no mercado – o que torna boa parte das lojas muito parecidas entre si –, é uma excelente estratégia apostar no atendimento como forma de diferenciação buscando a lealdade do cliente. Até porque, de acordo com o livro Métricas de Marketing: o guia definitivo de avaliação de desempenho do marketing, a probabilidade de vender para um cliente recorrente é 14 vezes mais alta do que para alguém que nunca comprou no estabelecimento antes.

Além disso, um cliente fiel cria um efeito exponencial, já que a boa impressão deixada nele se espalha pela sua rede de contatos. Como afirma o SDL Global CX Wakeup Call Report, da SDL, empresa inglesa de soluções em tecnologia, quando os consumidores ficam satisfeitos com a experiência, 73% deles afirmaram que recomendam a marca para conhecidos.

Números a parte, têm marcas que entenderam faz tempo que proporcionar uma experiência exemplar reflete no resultado financeiro. Veja algumas das gigantes em relacionamento com o cliente e como elas conseguem, pela experiência, se diferenciar.

Construindo experts

Quem visita uma loja-conceito da Nespresso, de cápsulas e máquinas de café expresso, concorda que consultoria é a palavra que melhor explica a experiência. Cada cliente novo que chega recebe uma explicação completa sobre os produtos e os diferenciais. Até o descarte das cápsulas, uma questão delicada sobre essa indústria, é convertida pelo programa de logística reversa, que recolhe nas lojas as cápsulas usadas e dá o destino correto.

Se é um cliente habitual que chega, ele é identificado e recebe um atendimento personalizado pelo seu perfil de consumo. E o Nespresso Club – programa exclusivo para quem possui uma máquina da marca – oferece assessoria completa e a possibilidade de degustar nas lojas vários tipos de cafés. Com um atendimento personalizado e atento às necessidades do cliente, a Nespresso se destaca na fidelização do seu consumidor.

Ponto de convergência

Qual a relação entre arte e carros? Para a icônica Cadillac, que produz carros há 115 anos, esses universos têm tudo a ver. Resultado dessa fusão é a Cadillac House, localizada no térreo da sede, em Nova Iorque, que une galeria de arte com exposições rotativas, cafeteria, laboratório de varejo, mesas e poltronas para quem deseja trabalhar e muito design, além de carros, claro, mas que não estão à venda.

Com o objetivo de renovar a grife de luxo, o espaço foi aberto em 2016 para aproximar a marca dos jovens. Um autorama para uso dos visitantes auxilia nessa tarefa e parcerias com artistas ajudam a compor o lugar. O Retail Lab, por exemplo, funciona como uma incubadora para jovens designers e estilistas, que recebem mentoria e ganham o direito de criar uma loja temporária dentro das instalações. A Cadillac House mostra que até mesmo companhias centenárias estão investindo forte em experiência e relacionamento com o cliente. E a sua loja, que iniciativa está promovendo para isso?

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