Promover experiência de compra é processo irreversível no varejo

Já pensou em chegar a uma loja e tomar um drink, jogar fliperama ou apenas descansar de uma caminhada desfrutando de um ambiente agradável? Pois prepare-se, se você trabalha no varejo ou pretende empreender…

Já pensou em chegar a uma loja e tomar um drink, jogar fliperama ou apenas descansar de uma caminhada desfrutando de um ambiente agradável? Pois prepare-se, se você trabalha no varejo ou pretende empreender nesta área, é melhor pensar porque é essa a grande tendência para o setor. “Esse movimento de promover uma experiência de compra, tornando a loja em um lugar de socialização, é um processo irreversível”, sentenciou o empresário e especialista em varejo, José Resende, que liderou uma turma de lojistas e arquitetos para visitas técnicas em algumas lojas que já adotam esse conceito em suas unidades. A atividade, que faz parte do programa da 3ª Edição da Feira Brasileira do Varejo (Febravar), tem o objetivo de mostrar na prática algumas experiências de sucesso.

Maior rede varejista de moda do Brasil, nona marca em varejo e a terceira em moda da América Latina, a Renner é um desses modelos. “Eles encontraram uma maneira diferente de se relacionar com os clientes. Se prepararam para ser grandes e agora buscam crescer em outro ambiente que também é tendência entre as grandes redes do mundo, que é abrir lojas segmentadas”, disse Resende sobre a nova unidade inaugurada na Rua Padre Chagas, localizada em um dos bairros de luxo de Porto Alegre.

Na unidade é possível ver de perto essa transformação pela qual passa o varejo. Ambiente agradável, roupas expostas de forma harmônica e até um lounge na área externa, onde os clientes podem descansar das compras. Tudo foi pensando para atrair o consumidor local. “Foi feita uma curadoria da loja, que é pensar em cada detalhe para receber esse público diferenciado. Desde a arquitetura da loja, passando pela seleção das coleções até às exposições das roupas, que contam uma história para o consumidor”, ressalta Resende.

Histórias, aliás, é um capítulo à parte na Renner, que tem muitas para contar através dos seus colaboradores. E isso é outro diferencial da empresa. “A política de encantamento ao cliente também é praticada internamente. A gente se apaixona pela empresa e seus valores”, confessa a gerente da loja Renner do Shopping Iguatemi, Kerlin Alexandre, profissional que acompanhou o grupo da Febravar e que está há 17 anos na Renner.

Segundo Resende, a valorização da equipe é outro fator de relevância para o sucesso do negócio. “Não existe cliente feliz, com equipe infeliz”, avalia. Por isso, investir na equipe é outro caminho indispensável para o lojista. “Nesta situação de crise, o lojista precisa se unir a sua equipe para tê-lo ao seu lado”.
Outro exemplo de loja que sabe explorar bem o processo de socialização com o cliente é a Hemb. Basta entrar na unidade de multimarcas masculinas, localizada na Avenida Anita Garibaldi, para sentir-se em outro lugar. “Nem parece que estamos em Porto Alegre”, era a frase mais falada pelos participantes do tour.

Felipe Hemb, proprietário e idealizador do projeto, conta que a loja trabalha com design estratégico. Isso se traduz em araras que se movem, mudando o ambiente de acordo com a ocasião, escada que vira estoque de calçados, caixa que se torna um local de entretenimento. Além do atendimento personalizado. “Tem clientes que pegam algumas peças, levam para casa, experimentam e só depois compram”, diz Felipe.
Luciano Bettio, lojista de móveis e decoração de Erechim, diz que sai das visitas com diversas ideias para aplicar no seu negócio. “Já estou pensando em mudar a exposição dos produtos e a forma de tratamento com a equipe”, revelou ele sobre a vivência. Segundo Bettio, é possível, sim, incorporar alguns conceitos aprendidos nas visitas técnicas da Febravar.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais