Próxima do fim da revitalização, Galeria Chaves vira referência de modernidade na Capital

Prédio de 1936 renova um trajeto histórico dos frequentadores da região central porto-alegrense

Com o ciclo de reformas chegando ao fim, a tradicional Galeria Chaves, no centro de Porto Alegre, está pronta para se tornar também uma referência moderna.

Patrimônio histórico do município, o prédio entre a Rua dos Andradas e a Rua José Montaury inaugurado em 1936 foi revitalizado e ampliado para ganhar novos estabelecimentos a partir de março.

Os trabalhos começaram em 2009, quando as salas de escritórios de seis andares receberam adaptações nos sistemas de esgoto, elétrico e hidráulico, que estavam ultrapassados. Comprometido, o telhado do edifício também foi reformado, assim como a fachada, que agora conta com uma iluminação especial.

Em 2010, a recuperação chegou às lojas do térreo da Rua dos Andradas, incluindo piso, vitrinas e parte elétrica. Ampliada, a sobreloja vai abrigar uma churrascaria. Além disso, foram construídas duas escadas rolantes, e os elevadores, antes com portas manuais, passaram a ser automáticos.

A última etapa teve início no ano passado e envolveu a escavação do térreo da Rua José Montaury, que antes era utilizado como depósito e onde há uma segunda entrada. Quatorze lojas serão inauguradas a partir de março no novo espaço, que também receberá uma central de caixas eletrônicos.

Valmir Oliveira, zelador da galeria, conta que o principal comentário entre os frequentadores é essa nova área, em função da completa alteração do ambiente.

Com um investimento privado de R$ 3 milhões, hoje o local está praticamente pronto. Segundo o responsável pela revitalização, Rogério Wagner, o objetivo do trabalho é atender as exigências de conservação do patrimônio histórico.

— Nossa expectativa é criar um point no centro da Capital, pois o bairro vive uma valorização muito grande. Queremos que a iniciativa se espalhe e outros prédios ao redor também se modernizem, para atrair ainda mais pessoas — afirma.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais