Qual é a real influência da web nas compras?

O Centro Avançado de Estudos e Pesquisa da ESPM, em parceria com o Ibope Inteligência, realizaram uma pesquisa para descobrir a real influência da web nas compras. Segundo informações apresentadas pelo iG, foram ouvidas 1,2 mil pessoas de diferentes faixas etárias e regiões do País, sendo que 46% dos entrevistados adquirem algo após olharem publicidade veiculadas na internet.

Segundo a pesquisa as recomendações de familiares e amigos é o segundo fator que mais influência – 26%. A TV ficou com 21% e os anúncios veiculados em jornais e revistas ficaram com os 7% restantes. Mais de dez itens fizeram parte da lista da pesquisa, entre eles computadores, celulares, pacotes de viagens, automóveis, geladeiras e artigos esportivos. Todos tiveram a internet como principal meio de influência.

Outro resultado da pesquisa relatou que o grupo formado por pessoas entre 25 e 29 anos foi o que mais se mostrou influenciado pelas propagandas online. Cerca de 50% disseram que adquiriram um produto depois de ver anúncios na internet.

A pesquisa, batizada de “Marcas online – os processos de formação sob produtos e serviços na internet”, faz parte de um estudo sobre tendências de consumo e será apresentada em junho pela ESPM.