“Quando o cliente se sente confortável na loja, ele pode comprar 40% mais”, afirma palestrante no Café com Lojistas

Bruna Teixeira falou sobre Visual Merchandising e compartilhou dicas com os participantes.

Visual Merchandising é tudo o que envolve a experiência do cliente. E foi sobre todos os aspectos que esse assunto engloba que Bruna Teixeira, arquiteta especialista em VM, falou na edição do Café com Lojistas que aconteceu na última quarta-feira (06), no auditório do Sindilojas Porto Alegre.

De acordo com Bruna, uma das formas de entender e colocar em prática o Visual Merchandising é equilibrar os cinco sentidos do cliente. Fazer com que ele se sita à vontade na loja é fundamental e existem inúmeras formas de conseguir isso. O bom atendimento, segundo a palestrante, deve existir sempre, mas quando combinado a diferentes sensações, que podem ser proporcionadas através de aromas, luzes e um som agradável, por exemplo, torna a experiência na loja muito mais agradável. “Quando o cliente se sente confortável ele pode comprar até 40% mais. Um ambiente convidativo faz com que as pessoas passem mais tempo na loja e, com isso, a probabilidade de consumir também aumenta”, argumenta.

Confira algumas dicas da palestrante para colocar em prática:

Organização: distribua os produtos de forma clara para que o consumidor encontre o que precisa. Preparar composições de produtos e cenários facilitam a escolha.

Preços: ao montar uma vitrine, mescle produtos caros com itens de menor valor. Isso ajuda a atrair todos os potenciais clientes para a loja.

Criatividade: na hora de distribuir os produtos pelo espaço e em vitrines, use a criatividade para aplicar técnicas como alternância de cores, simetria ou assimetria de produtos e repetição.  

Iluminação: selecione pontos que você deseja destacar e aposte em uma iluminação diferenciada. Entender as particularidades da luz amarela, neutra e branca é fundamental!

Exposição de produtos: coloque os itens que você deseja vender mais na altura dos olhos até a linha dos joelhos das pessoas.

“Visual Merchandising é tudo: arquitetura, publicidade, marca, vitrine, cores, etc. Todas as lojas, grandes ou pequenas, podem aplicar técnicas simples que terão impacto diretos nos seus resultados. O importante é sempre manter a atenção no cliente”, concluiu a palestrante.

Para se inscrever nos próximos cursos e eventos do Sindilojas Porto Alegre, fique de olho na agenda. Clique aqui e confira. 

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe o Prêmio Atena pelo case da FBV

    Veja mais
    Noticias

    Fecomércio-RS se une à banco para impulsionar a retomada econômica no Estado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Final do Co.nectar Aceleta 2024 consagra startups inovadoras no varejo

    Veja mais