Queda da Selic deve ter efeito pequeno no crédito ao consumidor

A diferença entre a taxa Selic e a taxa de juros cobrada do consumidor é tão grande a ponto de uma redução de até 0,75 ponto percentual pelo Copom (Comitê de Política Monetária) não trazer grandes…

A diferença entre a taxa Selic e a taxa de juros cobrada do consumidor é tão grande a ponto de uma redução de até 0,75 ponto percentual pelo Copom (Comitê de Política Monetária) não trazer grandes impactos à pessoa física.

A opinião é da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade). O Copom se reúne nesta terça (9) e na quarta-feira (10) para definir a nova Selic, que hoje está em 10,25% ao ano.

Efeitos
De acordo com a Anefac, as taxas cobradas ao consumidor atingem 133,70% ao ano, provocando uma variação de mais de 13 vezes em relação à Selic. Em algumas financeiras, quando analisadas linhas de empréstimo pessoal, as taxas anuais chegam a ser 16 vezes maiores do que a referencial.

“Entretanto, o efeito indireto será muito maior na medida em que, com uma taxa de juros Selic bem mais baixa, cai a rentabilidade dos bancos em aplicações de tesouraria (títulos públicos), o que levará as instituições a emprestar mais, provocando maior competição no mercado, com efeitos nas taxas de juros das operações de crédito”, explicou a Anefac em nota.

Aposta
Para o coordenador do curso de Administração das Faculdades Integradas Rio Branco, Douglas Renato Pinheiro, o Copom deverá reduzir a Selic em 0,75 ponto percentual, “a fim de proporcionar um espaço maior para os investimentos no setor produtivo, com geração de empregos e renda”

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais