Queda de intenção de compra online reflete força da retomada presencial

Levantamento do Sindilojas Porto Alegre indicou diferença de mais de 30% em comparação com a véspera de Dia dos Pais de 2020.

O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre revelou algumas mudanças no comportamento dos consumidores da Capital para este Dia dos Pais, em sondagem realizada para identificar a intenção de compra para a data. Este ano, a redução de 30,9% das pessoas que pretendem utilizar o e-commerce ou as redes sociais com esse objetivo foi um dos destaques. As compras online devem representar cerca de 12% do movimento, que deverá ocorrer principalmente durante esta semana e no próximo sábado. Lojas de rua e estabelecimentos de shopping lideram os locais de compra, com 54% e 46% das intenções, respectivamente.

Movimento nas lojas físicas deve ser intenso durante a semana do Dia dos Pais.

Roupas (38,9%), calçados (13,1%), itens de perfumaria/higiene/cosméticos (12,3%), bebidas (8,3%) e artigos esportivos (6,9%) devem ser os produtos mais comprados. O resultado vai ao encontro do que os presenteados gostariam de ganhar. Outra curiosidade, ainda, é sobre produtos que agora se tornaram preteridos dos pais em relação a 2020: eletroportáteis, perfumes e artigos esportivos, com queda de cerca de 10% na preferência.

A respeito da forma de pagamento, 56,9% dos entrevistados afirmaram que pretendem pagar o presente à vista, em dinheiro ou no débito. Outros 34,9% deverão optar pelo cartão de crédito parcelado. A projeção da pesquisa é de um tíquete médio em torno dos R$ 186 e de que o Dia dos Pais movimente R$ 145 milhões no comércio de Porto Alegre, variação nominal de 13,4% a mais em relação ao ano anterior.

Para os lojistas ficarem atentos:

A sondagem revelou também que, embora 46,1% dos consumidores sejam impactados por aquilo que veem na internet, as vitrines seguem tendo um papel muito importante no comércio. Para 44% das pessoas, o que está por trás do vidro na loja física ajuda na escolha do presente. O dado reforça a necessidade de as lojas dedicarem a mesma atenção a todos os canais de contato com os clientes. Outros aspectos mencionados entre os que mais auxiliam na tomada de decisão são o preço, o atendimento qualificado, as promoções e a facilidade de acesso ao estabelecimento.

O resultado completo da pesquisa está disponível em um infográfico: clique aqui para conferir.

O Sindilojas Porto Alegre lembra que preparou uma campanha de Dia dos Pais para ajudar na divulgação das lojas e nas vendas para a data. Materiais para uso na loja física foram entregues aos associados da Entidade e peças de redes sociais estão disponíveis para download gratuito na Central do Associado.