Queixas no primeiro dia útil de mudanças no trânsito

Apesar de não haver problemas graves, motoristas reclamaram de proibição de estacionamento

O primeiro dia útil de mudanças viárias na região do Túnel da Conceição, na Capital, foi marcado por tranquilidade no trânsito na maior parte do período, mas também por reclamações. Enquanto as principais modificações não causaram grandes problemas, houve queixas sobre restrição de vagas de estacionamento em ruas e congestionamentos no início da noite.

A inversão de sentido das ruas Garibaldi e Santo Antônio, feita a partir da manhã de sábado, não representou incômodo para os motoristas. Pela manhã, não houve congestionamento ou acidentes nas duas ruas, e o túnel registrou movimento menor que o normal, conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Foi necessário alterar tempo de semáforos para dar fluidez ao trânsito. Apesar da ausência de contratempos, moradores e comerciantes reclamaram da proibição de estacionamento na maior parte da Garibaldi e da Santo Antônio. Apenas paradas para embarque e desembarque são permitidas. Segundo a EPTC, a proibição será mantida por tempo indeterminado.

Outro ponto que causou reclamação foi a proibição de dobrar à esquerda na Garibaldi, para os motoristas que seguem pela Independência. Até sexta-feira, os veículos podiam converter à esquerda na Santo Antônio. Carlos Pires, gerente de fiscalização da EPTC, diz que a proibição é necessária para evitar a criação de um terceiro tempo no semáforo no cruzamento da Independência. Não haverá alteração.

No meio da tarde, o trânsito ficou lento nas proximidades da Santa Casa. Alguns motoristas que ficaram indignados. Houve relatos de congestionamento formado às 15h na Independência. Uma professora escreveu no Twitter Trânsito ZH, no site zerohora.com: “Caos no entorno da Santa Casa e Independência”.

Pires explicou que o problema foi causado pelos tempos dos semáforos da região. Segundo o gerente de fiscalização da EPTC, a situação foi resolvida com a readequação dos tempos,

– Fomos fazendo o ajuste dos semáforos durante o dia. Como era o primeiro dia das alterações, não se sabia o tempo exato de verde. Aumentamos os tempos para a Independência e o trânsito, que estava lento, se dissolveu – disse.

Azuizinhos continuarão na área nas próximas semanas para orientar motoristas e pedestres. No dia 9, começam as obras no túnel, que ficará com metade de sua capacidade atual. Por dia, 102 mil veículos utilizam a passagem, metade em cada sentido.