Quem vai consumir por causa da Copa?

Da Copa das Confederações, em junho de 2013, até a Copa do Mundo, em junho de 2014, uma enxurrada de produtos licenciados alusivos a futebol e seleção brasileira irá chegar ao mercado. Camisetas, bonés, perucas, chaveiros, enfim, tudo o que fabricantes e varejistas inventarem. Mas irá haver, realmente, um aumento no consumo por causa desses eventos?

A Hello Research, uma agência de pesquisa e inteligência de mercado, fez 1 mil entrevistas pessoais em 70 cidades brasileiras entre 22 de fevereiro e 7 de março. Uma das perguntas feitas: até junho de 2014, você pretende comprar algum produto da seleção brasileira pensando na Copa do Mundo?

79% disseram que não.

A perspectiva não é tão trágica, porque muitas pessoas compram produtos por impulso. O consumidor pode mudar de ideia quando encontrar a camiseta em uma arara no supermercado, assim como pode comprar uma bandeira para colocar no carro quando descobrir que muitos amigos também o fizeram. Mas, ainda assim, quatro em cinco pessoas não planejam fazer alguma compra por causa da Copa de 2014. É um número válido para quem quer lucrar até o evento.

Entre os que pretendem consumir, homens parecem estar mais dispostos a abrir a carteira. Dos 21% que disseram ‘sim’ à pergunta, 27% são homens e 15%, mulheres. Em relação à idade, 29% têm entre 16 e 24 anos; 26%, entre 25 e 34; 24%, entre 35 e 44; e 13%, entre 45 e 59 anos. Para uma empresa que irá vender licenciados, rapazes entre 16 e 24 anos são o público mais acessível.

De qualquer modo, a Nike é a companhia que deve aproveitar melhor o público que planeja comprar produtos por causa da Copa. 87% das pessoas que responderam positivamente à pergunta planejam comprar uma camisa oficial da seleção brasileira, principal objeto de desejo. 18% querem uma bandeira. 17%, um boné. Outros itens – como adereços, vuvuzelas, tênis e perucas – não chegam nem a 10% no número de pessoas que os desejam.