Realizações e desafios

Chegamos ao final de mais um ano e, no encerramento deste ciclo, aproveitamos para avaliar de maneira crítica o que passou e planejar melhorias para 2011. O ano de 2010 foi marcante para os lojistas de Porto Alegre, um período de muito trabalho pela recuperação da confiança após a crise mundial.

Baseado nesse contexto, o Sindilojas Porto Alegre concentrou esforços pela sustentabilidade das empresas. A estratégia: proporcionar redução de custos e ampliação de receitas. A redução de custos foi viabilizada por meio de cursos gratuitos, como o de atendente de loja e o de formação de preços, por exemplo. Além disso, realizamos palestras com profissionais de renome, como Max Gehringer, Professor Marins e Eduardo Tevah, sempre pensando em apoiar o lojista no desenvolvimento do seu negócio.

Para fomentar as vendas e ampliar as receitas, realizamos a campanha Vale Mais Comprar Aqui, que sorteou R$ 360 mil em prêmios, valor este que foi revertido para o próprio comércio, ou seja, nas lojas associadas participantes da campanha.

Como a segurança pública é interesse de todos e a tranquilidade dos consumidores é condição básica para a efetivação das vendas, colaboramos com a ampliação da sede do 20º Batalhão de Polícia Militar, localizado no Bairro Lindóia. Disponibilizamos 51 aparelhos NEXTEL para facilitar a comunicação da Brigada Militar, e reformamos a sede da 2ª Companhia do 9º BPM, responsável pelo policiamento no bairro Cidade Baixa e parte dos bairros Praia de Belas, Menino Deus e Azenha.

Em 2011 continuaremos investindo em cursos, em ações de capacitação e na manutenção da segurança dos lojistas e da cidade como um todo. Entre os novos projetos, destacamos a criação de um Núcleo de Inteligência para captar informações de mercado e gerar novos produtos para os associados, e um Banco de Talentos, cadastro que vai auxiliar os lojistas na busca por mão de obra qualificada. Vamos trabalhar mais ainda por um Sindilojas cada vez maior, atuante e decisivo no dia a dia de cada um dos mais de 15 mil lojistas que temos a honra de representar.

Ronaldo Sielichow