Recrutamento de vendedores: o que avaliar na hora da entrevista
Na hora da entrevista, busque descobrir se o profissional realmente ama o que faz. Se ele reclama demais, não é um bom sinal.
Paixão por vender
Para vender bem, é preciso ser apaixonado pelo mundo das vendas. Na hora da entrevista, busque descobrir se o profissional realmente ama o que faz. Se ele reclama demais, não é um bom sinal.
Vontade de aprender
Não importa o quanto experiente ele seja, o vendedor precisa ter fome de aprender sempre mais. Aquele tipo “sabe tudo” pode prejudicar sua equipe.
Objetivos e sonhos pessoais
Quando alguém é determinado na vida pessoal, isso se reflete na vida profissional. Além disso, o fato de ter um sonho a ser alcançado, significa que ele tem motivação para dar o seu melhor. Por isso, durante a entrevista não fique apenas focado nos aspectos profissionais. Converse também sobre os objetivos, sonhos e planos do candidato.
Gostar de pessoas
Não é um verdadeiro vendedor se não gostar de falar com pessoas – conhecidas ou não. Mas, além de saber falar, é preciso que ele saiba ouvir. Repare em como ele trata as pessoas a sua volta.
Duas questões-chave:
Além disso, inclua também na entrevista estas duas questões:
- Peça para o candidato lhe contar um exemplo concreto de como sua atuação profissional contribuiu para o sucesso da empresa em que ele trabalhava anteriormente. Além de saber mais sobre a experiência e conhecimento do vendedor, você pode avaliar a postura dele em seu discurso. Exemplo: como ele descreve sua atuação em equipe, se ele reconhece o grupo como peça importante para o alcance dos resultados ou não; de que forma ele buscou as informações, se foi proativo ou não, etc.
- Pergunte como ele reage quando erra, e peça um exemplo disso. Isso é importante para avaliar se ele consegue ter responsabilidades sobre seus erros e aprender com eles, ou tem tendência em fugir da responsabilidade e culpar os outros.
Fonte: Blog do Varejo