Redes ampliam receita com clubes de compras

Os clubes de compras online, ferramentas de descontos para compras de grupos que caíram no gosto dos internautas, estão sendo descobertos pelos hotéis. Nas últimas semanas, diversos empreendimentos têm usado sites como Peixe Urbano e ClickOn para oferecer pacotes com ofertas aos usuários cadastrados.

A presença dos empreendimentos hoteleiros chama a atenção pelo valor elevado dos serviços – ainda que estejam com ofertas acima de 50% -, mas que mesmo assim vendem com facilidade. Enquanto restaurantes, clínicas de estética e bares ofertam cupons por preços entre R$ 10,00 e R$ 300,00, as diárias nos hotéis chegam a custar R$ 1.150,00.

Este foi o preço oferecido no dia 9 de novembro pelo Hotel San Rafael, de Garopaba (SC), a usuários de um clube de Porto Alegre por pacotes de sete dias para duas pessoas. O preço original era R$ 2.395,00. O mínimo de cinco vendas foi alcançado com folga, e foram fechados 25 negócios. Em outra promoção no mesmo dia, os resultados foram mais expressivos. Ao oferecer 52% de desconto para porto-alegrenses em estadia na baixa temporada, o San Rafael comercializou quase 200 pacotes.

Além de possibilitar o movimento das estruturas hoteleiras, os sites de compras coletivas oferecem a oportunidade de atrair novos clientes. Foi com esta estratégia que o Hotel Fazenda Verde by Neco, na Praia do Rosa (SC), ofereceu diária com 60% de desconto no Peixe Urbano. Em poucas horas, a promoção vendeu 416 pacotes para moradores de Florianópolis.

“Uma venda tão intensa só seria possível com a internet”, diz Rosa Fávero, proprietária do empreendimento. “Foi uma quebra de paradigma em nosso negócio”, comenta. Os objetivos foram atrair novos clientes de Florianópolis para degustarem os serviços e apresentar a hospedagem a milhões de internautas.

Embora o preço ofertado (R$ 86,00 para um valor original de R$ 215,00) não pague os custos da hospedagem, os resultados estão sendo comemorados. “Muitas pessoas nos ligaram depois da promoção querendo conhecer nosso empreendimento e acabaram comprando pacotes mesmo sem a promoção”, diz Rosa. “Outros, ficaram mais do que a primeira diária, pagando os valores integrais”. Após a primeira ação, o hotel já pensa em repetir a dose, inclusive para usuários de outros estados.

E não precisa estar em meio a praias paradisíacas para lançar ações em clubes de compras. Em novembro, o hotel Blue Tree Millenium Flat, em Porto Alegre, comercializou 155 pacotes de três diárias em suíte single por R$ 398,00. De acordo com a assessoria de imprensa da rede, ações semelhantes foram desenvolvidas em outras grandes cidades e foram satisfatórias.