Redução do IPI ajuda quem planeja repaginar a casa

Móveis, pisos, papéis de parede e luminárias entraram na lista de produtos com redução do tributo

No final de março, o governo Federal decidiu prorrogar a redução de IPI da linha branca e incluir, na lista de exonerações, móveis, pisos laminados, papéis de parede, luminárias e lustres.

Para quem está planejando uma mudança de ares para a casa com a chegada do frio, com uma reforma, ou renovação dos eletrodomésticos para passar mais tempo na cozinha, a dica é começar a pesquisar e pensar em antecipar as compras. A redução do tributo segue até junho.

Se a redução de preços da linha branca — geladeira, fogão, máquina de lavar e tanquinho — já aparecia para o consumidor desde o final do ano, a novidade ficará por conta dos móveis e os acabamentos para a reforma. Mas atenção: para os eletrodomésticos, a redução só vale para produtos com selo “A” de eficiência energética do Inmetro.

A ideia é que todos os produtos tenham preço menor de pelo menos o corte no imposto, mas com a disputa pelo cliente, que está mais seletivo nas compras, pode levar a descontos ainda maiores. A comparação de preços é a principal regra para pechinchar.