Resultado não deve se repetir, afirma FGV

Pesquisa Tempo de navegação em julho foi o maior registrado em estudo do IbopeApesar da trégua nos preços em agosto, o coordenador de análises econômicas da Fundação Getulio Vargas (FGV), Salomão Quadros, acredita ser “pouco provável” que o IGP-M volte a apresentar deflação em setembro. Quadros destacou que, apesar de a queda de 0,32% registrada pelo indicador representar uma ruptura no processo de fortes altas observado no primeiro semestre, é difícil ocorrer uma combinação de fatores favoráveis idêntica no próximo mês.

– A soja teria de mostrar quedas parecidas com as de agosto. Esse item, por exemplo, já está voltando a subir –afirmou o coordenador, citando o produto de maior peso (de 5,78%) para a formação do IPA e as informações de início de recuperação no preço da soja no mercados internacionais.

Outros fatores que podem impedir uma nova deflação estão ligados ao IPC. Quadros lembrou que, apesar de o grupo alimentação apresentar altas cada vez menores, há tendência de altas na habitação, por conta dos impactos dos recentes reajustes de tarifas públicas, como as de energia elétrica, de telefonia fixa e de água e esgoto.

Mesmo assim, avaliou Quadros, a expectativa inicial para setembro é de inflação em um nível baixo, se comparado à maioria dos meses de 2008.