Retail Experience Design, potencializando marcas, experiências e conexões

O Café com Lojistas deste mês trata sobre Retail Experience Design, que é a construção de marcas, experiências e conexões entre os consumidores no ponto de venda. O palestrante convidado é o Diretor…

O Café com Lojistas deste mês trata sobre Retail Experience Design, que é a construção de marcas, experiências e conexões entre os consumidores no ponto de venda. O palestrante convidado é o Diretor Executivo do GADretail’, Leonardo Araújo, quem escreveu o texto a seguir sobre o tema do evento do dia 19 de junho.

Nunca o varejo teve tantas oportunidades de diferenciação como nos últimos tempos. Uma série de inovações tecnológicas, econômicas e culturais proporciona um rápido e cada vez mais dinâmico avanço nas relações entre as marcas e seus consumidores, principalmente em relação ao ponto de venda, onde se tem maior ponto de contato com a marca.

A competitividade dos mercados e a globalização definiram um novo consumidor: mutante, conectado, que visualiza suas necessidades sob uma ótica holística e multicanal. Consumidores que compram e demandam mais de cada experiência tendem a gastar menos e exigir mais valor em todas as categorias e em todos os níveis de preço.

No âmbito do varejo, nos ambientes físicos – antes protagonistas da construção das experiências e das promessas da marca – também são percebidos os sinais de mudança.

Estes ambientes, outrora únicos, passam a contar com os novos espaços simulados no mundo multiconectado da internet. Nesta atmosfera paralela, consumidores pesquisam, compram, elogiam, recomendam o que compram ou o que irão comprar. São eles que definem comunidades e lifestyles, relacionamentos e informações. São eles que alteram padrões, recriando as maneiras de se envolver e, principalmente o espaço físico/simulado, onde as conexões emocionais se estabelecem e a imagem da marca toma corpo.

É a partir deste contexto que propomos esta abordagem para o varejo, que chamamos Retail Experience Design, buscando entender todas as variáveis do negócio e suas promessas e desenvolver a adequada atmosfera para a marca. Um lugar onde seus valores, sua cultura, sua estética e seu público se conectam em um ambiente inspirador. E vendedor.

Participe do Café com Lojistas!
Serviço
Café com Lojistas
Tema: Retail Experience Design
Palestrante: Leonardo Araújo, Diretor Executivo do Gad´Retail
Data: 19 de junho, quarta-feira
Horário: 8h30min – café da manhã; 9h – palestra
Onde: Auditório Henrique Gerchmann, Rua dos Andradas, 1234/9º andar – Centro Histórico
Inscrições: Até o dia 18/06, pelo e-mail cursos@sindilojaspoa.com.br

Conheça o palestrante: Leonardo Koboldt de Araujo, arquiteto e designer.

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos/RS, 1986, é Diretor Executivo do GADretail’.
Atua como especialista em varejo, nas áreas de arquitetura – promocional, comercial e corporativa, e em sistemas de sinalização e soluções de merchandising a mais de 25 anos.
Participou do curso de Desenho Industrial da ULBRA/RS e do curso de Pós-graduação em Arquitetura Comercial da Unisinos/RS, como professor convidado.
Coordenou importantes e premiados projetos nacionais e internacionais em variados segmentos de varejo para clientes como VIVO, Magazine Luiza, Dass, Dado Bier, Claro, Oi, SONAE, Wal mart, Paquetá, Arno, Colombo, Panvel, Rosen/Chile, grupo Intermarché/Portugal, CEEE, Copesul, Ipiranga, RGE, CPFL, Gerdau, UNISINOS, UFGRS, Sadia, EMS e entre outros.

Veja também

    NoticiasEconomia/Finanças

    Índice de confiança de empresário do comércio – dezembro de 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    E-book da Entidade revela percepções da NRF 2025: o futuro do varejo em detalhes

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre reúne diretoria pela primeira vez no ano

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Sindilojas POA revela pesquisa sobre as vendas de material escolar

    Veja mais