Reunião de Diretoria Ampla apresenta um balanço da NRF 2023

Em encontro tradicional da Entidade, as duas últimas viagens de negócios do Sindilojas POA foram correlacionadas

Na tarde da última terça-feira, dia 24, aconteceu a primeira reunião de Diretoria Ampla do Sindilojas Porto Alegre no ano de 2023. No encontro, os presentes foram convidados a ouvirem os relatos da participação da Entidade na NRF 2023 – maior feira de varejo do mundo – que ocorreu em Nova Iorque, e a correlação com a imersão no Vale do Silício, por meio da Startse University, em 2022.

Ambas ações, com participação de integrantes da diretoria e de gestores, detalham a busca do Sindilojas POA em disponibilizar conhecimento em tecnologia, tendências no varejo e interesses que tenham o associado como o nosso foco.

Ao iniciar a apresentação, o superintendente, Alexandre Peixoto, falou sobre a imersão que fez juntamente de Marcelo Paes, Head do Co.nectar Hub, no Estado da Califórnia. Comentou sobre o aprendizado na missão onde encontrou ambientes inovadores e disruptivos, com foco na construção de relações. Um termo traduz bem isso, é o “Netweaving”, que segundo Peixoto, foi uma palavra nova que aprendeu, mas que o significado já era por ele praticado. “Ajudar ou apoiar, construir relações sem esperar nada em troca”.

Ainda sobre as impressões no Vale, além do fator sobre atitudes dos players lá presentes, como a busca por transformações, mindset de empreendedor e o foco no cliente, foi comum, segundo o superintendente da Entidade, “apreciar o trabalho de forma conjunta entre empresas que utilizam os mesmos espaços para dialogar entre si e participar de atividades com trocas valiosas”.

Este senso de conexão entre si e de comunidade, vai ao encontro do que a equipe do Sindilojas Porto Alegre observou em Nova Iorque. Com a presença do presidente, Arcione Piva, do vice-presidente, Tarcísio Pires, do vice-presidente de Comunicação e Marketing, Paulo Penna Rey e da gerente de Comunicação e Marketing, Diana Lienert, a NRF 2023 apresentou o quanto o senso de comunidade e de pertencimento ao local onde a marca se instala é valorizado.

“Empresas cada vez mais próximas de suas comunidades e a vontade em resolver os problemas do local onde se instalaram, é uma ótima notícia e um grande desafio”, comentou Arcione Piva. Para o vp do Sindilojas POA, Tarcísio Pires, a relação entre o cliente e a loja física ainda faz a diferença. “A sensação de poder enxergar e tocar no produto e a experiência da jornada do cliente, fica ainda mais valorizado quando se tem a possibilidade de ter um espaço físico próxima a pessoa, facilitando o acesso”. Valorizar o local onde se encontra é um dos destaques que a Feira trouxe, segundo Paulo Penna Rey. “Interagir com a comunidade, tratando bem a todos – de consumidores a colaboradores – e revitalizar o local, é um investimento bem feito”. Reforçando a ideia da diretoria, Diana comentou. “A cultura da empresa se enraíza pelo ambiente onde está instalada, cooperando com o impacto positivo pela vizinhança e arredores, dando sentido às mudanças ocorridas naquela região”.

Demais assuntos como o varejo do entretenimento (novas sensações, provas de produtos, pequenos ensinamentos de forma descontraída), a necessidade de uma abordagem diferente do lojista ao consumidor no espaço físico (contar uma história e colocar o cliente como parte dela) e o cuidado com o equilíbrio no olhar para o curto (tecnologia com uso de dados) e longo prazo (metaverso, por exemplo), foram citados na apresentação.

A próxima Reunião Ampla de diretoria acontece no mês de fevereiro.