Reunião de diretoria do Sindilojas POA: análises econômicas, jurídicas e do Plano Diretor pautaram o encontro
Foi o último encontro do mês
A diretoria do Sindilojas Porto Alegre, presidida pelo presidente Arcione Piva, reuniu-se nesta terça-feira para discutir temas essenciais ao comércio. A pauta incluiu atualizações jurídicas sobre licença-maternidade e licença por Zika Vírus, com foco em seus impactos nos negócios.
No âmbito econômico, Rodrigo de Assis, economista da Entidade, apresentou a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de maio de 2025, comparando-a com o período de 2024. Ele também alertou sobre as tarifas dos EUA sobre o Brasil, que podem levar à desaceleração regional, pressão nas margens de lucro e encarecimento do crédito, gerando instabilidade para os empresários.
Por fim, Victor Pires, assessor para assuntos governamentais detalhou a Agenda Legislativa do Varejo de Porto Alegre, destacando o posicionamento do Sindilojas POA em defesa dos lojistas através do acompanhamento de votações. Ele explicou ainda o Plano Diretor de Porto Alegre, ressaltando sua importância como guia para o crescimento urbano planejado, com regras sobre mobilidade, zoneamento e meio ambiente. A reunião reforçou o compromisso da entidade em prover informações e direcionamentos estratégicos aos seus associados.