Reunião debate um monitoramento mais assertivo para estabelecimentos comerciais

Sindilojas Poa foi o local escolhido para conversas entre Entidades e poder público municipal

O Sindilojas Porto Alegre foi o ponto de encontro na tarde de ontem, dia 20, para diversas Entidades (CDL-Poa; Sindha; Sindesp-RS; Sindióptica-RS, Sincopeças-RS; Sindlav-RS; Sindiatacadistas-RS; Instituto Cultural Floresta) com Gelson Guarda, secretário adjunto da Secretaria de Segurança de Porto Alegre. O motivo do encontro foi o debate para uso de câmeras dos representados pelas Entidades particulares a fim de coibir, ou então, diminuir o número de ocorrências contra estabelecimentos comerciais.

O Ceic (Centro Integrado de Coordenação de Serviços) é o local para essa observação, e a ideia é que as Entidades participantes da ação escolham alguém, ou alguma empresa, que possa monitorar as imagens. “A ideia é que essa pessoa que representaria as Entidades possa cuidar das câmeras e seja a responsável por avisar às autoridades municipais sobre possíveis problemas. Então, com esse aviso, a segurança pública municipal coloca toda sua expertise para agir, seja com câmeras de monitoramento do poder municipal, seja com agentes”, frisou Gelson Guarda.

Hoje são ao todo cerca de 2500 câmeras de vigilância sob o comando da Prefeitura de Porto Alegre, e segundo Guarda, responsáveis pelo sucesso de várias resoluções de crimes na capital. Para Cláudio Goldsztein, presidente do Conselho Consultivo do Instituto Cultural Floresta, “a ideia é boa e objetiva encurtar o tempo de ação de membros da segurança pública para a resolução do problema”.

Segundo Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre, “os próximos passos dependem do retorno de todas as Entidades, para então, ir em busca de uma empresa que faça esse trabalho de monitoramento em prol dos empresários proprietários de estabelecimentos em diversos segmentos”, comentou.

Por Rodrigo Bussolin