Revista Conexão Varejo aborda a importância da mobilidade urbana

A edição de março da revista Conexão Varejo tem em sua matéria especial a importância da mobilidade urbana, sendo ela um dever de todos. Para Júlio Celso Borello Vargas, um dos entrevistados e doutor em engenharia de transportes, arquiteto e professor do Departamento de Urbanismo da UFRGS, o conceito de mobilidade urbana refere-se às coisas […]

A edição de março da revista Conexão Varejo tem em sua matéria especial a importância da mobilidade urbana, sendo ela um dever de todos. Para Júlio Celso Borello Vargas, um dos entrevistados e doutor em engenharia de transportes, arquiteto e professor do Departamento de Urbanismo da UFRGS, o conceito de mobilidade urbana refere-se às coisas que se movem, sejam pessoas ou mercadorias. E a qualidade dessa mobilidade afeta diretamente o varejo, já que as pessoas buscam comodidade na hora de consumir.

E engana-se quem pensa que, para construir um espaço melhor para todos, é necessário haver grande movimentação. A implementação de ciclovias já auxiliaria em muitos aspectos e contribuiria para a melhoria do trânsito. Além da falta de iniciativa do poder público, há um problema cultural que contribui para que o quadro da mobilidade se mantenha ineficiente. Segundo Henrique Evers, coordenador de Desenvolvimento Urbano da WRI Brasil Cidades Sustentáveis, as cidades não evoluem porque uma parcela da população é contra sacrificar vias para carros, a fim de beneficiar outras alternativas, como os corredores exclusivos de ônibus ou o transporte por bicicletas com a construção de ciclovias.

A revista traz também uma entrevista exclusiva com Thiago Pereira, gerente da divisão de e-commerce da Marisa e palestrante confirmado para a quinta edição da FBV (Feira Brasileira do Varejo). A marca foi a pioneira de moda no Brasil a lançar uma loja virtual, ainda 1999, e hoje é referência para o setor de varejo online.  Há mais de 8 anos à frente do negócio, Thiago conta um pouco dessa história, seus aprendizados e dicas na revista Conexão Varejo deste mês. A 5º edição do evento acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2017, no BarraShoppingSul.

Os exemplares da Conexão Varejo, publicação do Sindilojas Porto Alegre, são distribuídos gratuitamente aos associados, demais lojistas representados pela Entidade, entidades empresariais e formadores de opinião. Além disso, todas as edições da revista estão disponíveis para download.

Faça o download da revista aqui