Revitalização do Centro Histórico e coleta seletiva são temas de reuniões

Presidente do Sindilojas POA, Paulo Kruse, recebeu lideranças do município e de outras entidades empresariais nesta sexta-feira, 19.

Nesta sexta-feira, 19, o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, recebeu lideranças do município e de outras entidades empresariais para falar sobre dois assuntos que impactam diretamente no bem-estar dos porto-alegrenses e no dia a dia dos negócios, em especial, do comércio.

No primeiro momento, em reunião realizada com o Secretário de Desenvolvimento Social Leo Voigt, com o chefe de gabinete da prefeitura municipal de POA, Cel. André Flores, e com a procuradora Ana, o tema em pauta foi a revitalização do Centro Histórico. Os presentes comentaram sobre a necessidade de reestruturação das calçadas da Rua dos Andradas e discutiram a possibilidade de realização de um programa de inclusão social voltado aos trabalhadores ambulantes, para o qual o Sindilojas POA irá cooperar, em conjunto com a prefeitura.

Após, Kruse reuniu-se com um novo grupo de lideranças para falar sobre coleta seletiva. Da segunda reunião, participaram o secretário da SMURB, Marcos Felipi Garcia, o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Augusto Schirmer, a vareadora de POA, Cláudia Araújo, a diretora presidente da COOTRAVIPA, Imanjara Marques de Paula, o presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira e a superintendente da ABRASEL RS, Luciana Teles.

Na ocasião, representantes da prefeitura e da COOTRAVIPA pediram apoio do Sindilojas POA e das demais entidades para a elaboração de um plano estratégico para melhorar a coleta seletiva na cidade e implementá-la em locais ainda sem este serviço. No dia 1º de dezembro, será lançado um projeto piloto para implantação da coleta seletiva diurna na região central, que, segundo a COOTRAVIPA, irá necessitar do apoio dos moradores e da comunidade lojista. Além de reduzir o lixo exposto, auxiliar no combate ao mau cheiro e na diminuição de acúmulo de sujeira, a ideia é que o projeto contribua para um Centro mais limpo e para que o lixo reciclável chegue em melhores condições nas cooperativas, responsáveis por empregar em torno de 2 mil pessoas.