Rick Chesther apresentou a sua trajetória na Palestra Especial Online: “Eu peguei a venda e levei pra vida”
Evento foi transmitido ao vivo na noite de segunda-feira (23), com foco em lojistas, empresários e profissionais de venda.
Um momento virtual para muita motivação e inspiração: essa foi a proposta para a Palestra Especial do Sindilojas Porto Alegre em 2020. Em uma transmissão ao vivo, a Entidade convidou Rick Chesther para contar a sua história e trazer dicas para os vendedores, tanto para o final deste ano quanto para começar 2021 com foco total.
E o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, também deixou um recado para os lojistas. "A palavra de ordem para este momento é qualificação e estamos aqui para proporcionar isso, inclusive com a próxima edição da FBV, que acontece em 2021. As mudanças são muito reais, muito importantes e os lojistas podem contar conosco para se prepararem para enfrentá-las", ressaltou.
Da dificuldade à superação
O convidado da noite reforçou essa mensagem. Nascido no interior de Minas Gerais, Rick Chesther contou das dificuldades de sua infância na periferia, com poucos recursos. As dificuldades enfrentadas, como problemas de saúde de sua mãe, fizeram com que ele sempre estivesse preparado para as responsabilidades. O dono do bordão "Pega a Visão" lembrou da época em que gravou o já famoso "vídeo da água" e que, por isso, muitos comentam que ele explodiu de repente.
"Nada na vida de um vencedor acontece de repente. Há algo chamado percurso: primeiro a lei da semeadura, segundo o respeito ao cultivo e, por fim, o fruto que eu colho é somente porque plantei e cultivei. Somente por isso eu consegui meus resultados. É uma caminhada", comentou.
Sua inspiração para vender veio com sete anos de idade, ao observar um agricultor vendendo suas verduras em um carrinho de mão. Com isso, plantou uma pequena horta em sua casa e, também em um carrinho de mão, vendeu toda a sua primeira produção. E ressaltou durante a palestra: "o homem é aquilo que ele quer ser. Eu comecei pelo critério da observação, da curiosidade. Resolvi ousar para seguir o mesmo percurso. Descobri isso aos sete anos de idade. Eu sou filho da dificuldade e, nesses casos, a sua única opção é a superação. Eu não escolhi ser vendedor, a superação me apresentou a venda. E eu peguei a venda e levei pra vida".
Instinto de liderança
Ao longo da vida, Rick foi descobrindo novos produtos para vender. Após se mudar para o Rio de Janeiro, para tentar uma vida melhor, começou a vender bala no trem e foi convidado para vender água. O primeiro dia não foi simples. Desafiado pelos outros vendedores, observou como fazer para ser o melhor na região.
"Eu tenho instinto de liderança, de provar que dá para ser feito. Comecei a preparar os vendedores e todos foram melhorando. O vídeo da água foi muito simples de fazer porque eu vivia aquilo o dia todo. Começou a ser compartilhado. Fui convidado a escrever livro, a palestrar em Harvard. Me transformo em empresário. E tudo só me levava a uma realidade: independente das crises que eu tive de enfrentar, desde os sete anos de idade, nunca me passou pela cabeça desistir", enfatizou.
Rick Chesther denomina vendedores como ele de "águias", pessoas que têm propósito e brilho no olho. Para ele, crescer é abrir caminho para outras pessoas. E foi com esse tom que Rick deixou sua mensagem final para todos que o assistiam: “tire a palavra PERDER da sua vida. Eu nunca perco. Ou eu ganho, ou eu aprendo. Se vier outra crise, você tem que sofrer menos, porque você já aprendeu alguma coisa na crise atual”.
Afinal, como disse o palestrante, os obstáculos estarão pelo caminho, mas você não pode ser um deles. "E aí, pegou a visão?"