RS criou 17,2 mil vagas em janeiro

Janeiro registrou a criação de 17.232 empregos com carteira assinada no Rio Grande do Sul. O Estado foi o segundo que gerou o maior número de vagas no primeiro mês de 2011, ficando atrás apenas de São Paulo, com 54.346. O terceiro foi Santa Catarina, com 16.889.

No Brasil, chegou a 152.091 postos de trabalho. Isso representa expansão de 0,42% em relação ao estoque de dezembro. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho.

Os números indicam que janeiro de 2011 foi o segundo melhor em relação ao saldo da série histórica do Caged para o período, iniciada em 1992. Apenas janeiro de 2010, quando foram criadas mais de 181 mil vagas, superou o aumento registrado no mês passado.

Conforme o ministro Carlos Lupi, a redução da geração de empregos na comparação entre os meses de janeiro de 2010 e 2011 não significa desaceleração da economia. O que ocorreu foi uma adequação do mercado, afirmou. –Tivemos em janeiro de 2010 um efeito de crescimento da contratação comparado com as demissões em 2009. Então, muitas empresas começaram a recontratar empregados que haviam demitido anteriormente. O que vemos agora é uma adequação do emprego ao mercado de trabalho, ao resultado da economia a cada ano – analisou Lupi. O setor de serviços foi o principal responsável pelo resultado, com a abertura de 73.231 vagas.

Desemprego sobe, mas é a menor taxa para o mês

A dispensa de trabalhadores temporários aumentou a taxa de desemprego em janeiro, mas, ainda assim, o índice foi o menor para esse mês, dentro da série histórica iniciada em março de 2002. A taxa subiu para 6,1%, depois de ficar em 5,3% em dezembro, quando havia atingido o menor patamar da atual série da Pesquisa Mensal de Emprego, medida pelo IBGE.