RS criou 17,2 mil vagas em janeiro

Janeiro registrou a criação de 17.232 empregos com carteira assinada no Rio Grande do Sul. O Estado foi o segundo que gerou o maior número de vagas no primeiro mês de 2011, ficando atrás apenas de São…

Janeiro registrou a criação de 17.232 empregos com carteira assinada no Rio Grande do Sul. O Estado foi o segundo que gerou o maior número de vagas no primeiro mês de 2011, ficando atrás apenas de São Paulo, com 54.346. O terceiro foi Santa Catarina, com 16.889.

No Brasil, chegou a 152.091 postos de trabalho. Isso representa expansão de 0,42% em relação ao estoque de dezembro. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho.

Os números indicam que janeiro de 2011 foi o segundo melhor em relação ao saldo da série histórica do Caged para o período, iniciada em 1992. Apenas janeiro de 2010, quando foram criadas mais de 181 mil vagas, superou o aumento registrado no mês passado.

Conforme o ministro Carlos Lupi, a redução da geração de empregos na comparação entre os meses de janeiro de 2010 e 2011 não significa desaceleração da economia. O que ocorreu foi uma adequação do mercado, afirmou. –Tivemos em janeiro de 2010 um efeito de crescimento da contratação comparado com as demissões em 2009. Então, muitas empresas começaram a recontratar empregados que haviam demitido anteriormente. O que vemos agora é uma adequação do emprego ao mercado de trabalho, ao resultado da economia a cada ano – analisou Lupi. O setor de serviços foi o principal responsável pelo resultado, com a abertura de 73.231 vagas.

Desemprego sobe, mas é a menor taxa para o mês

A dispensa de trabalhadores temporários aumentou a taxa de desemprego em janeiro, mas, ainda assim, o índice foi o menor para esse mês, dentro da série histórica iniciada em março de 2002. A taxa subiu para 6,1%, depois de ficar em 5,3% em dezembro, quando havia atingido o menor patamar da atual série da Pesquisa Mensal de Emprego, medida pelo IBGE.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais