RS já está no Plano de Banda Larga

Parceria com governo federal permitirá mensalidade no valor de R$ 35,00

O Rio Grande do Sul terá o serviço de banda larga com mensalidade de R$ 35,00 até o final do ano. Na prática, isso significa que o Estado integrará o Plano Nacional de Banda Larga do governo federal. Essa foi uma das conclusões do termo de cooperação firmado entre o Executivo, por meio da CEEE, e a Telebrás. Ainda não há definição do valor a ser investido.

De acordo com a parceria, assinada ontem no Palácio Piratini, em três meses a rede da Telebrás chegará a Gravataí. A partir daí, serão feitos ajustes com as companhias prestadoras de serviço para começar a oferecer a banda larga com valor inferior até dezembro, de acordo com a previsão do presidente da Telebrás, Caio Bonilha.

Inicialmente, o serviço será oferecido na região Metropolitana. A expectativa é de que a cobertura integral no Estado ocorra em dois anos. O plano nacional prevê que o serviço de banda larga, com velocidade de até 1 mega, seja oferecido a R$ 35,00.

Pelo termo de cooperação, a estrutura usada será a da CEEE, que já atende em parte da região Metropolitana. Segundo o presidente da companhia, Sérgio Souza Dias, se a CEEE fizesse o serviço sozinha o valor estimado de investimento seria de R$ 250 milhões. A parceria com a Telebrás deve reduzir a quantia. “Ainda não temos valores definitivos”, explicou. “Foi dada a largada para que seja construído o anel que permitirá o acesso universal à Internet. Neste momento, serão discutidas questões fiscais e tributárias para concretizar o mais rápido possível o projeto”, disse o governador Tarso Genro.