RS terá investimentos de R$ 9,4 milhões para infraestrutura

Em reunião realizada em Porto Alegre na manhã desta terça-feira, a governadora Yeda Crusius e o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barreto Filho, assinaram um acordo que garante investimentos de R$ 9,4 milhões para a infraestrutura do Rio Grande do Sul. Do total, R$ 4 milhões serão destinados para incentivar a consolidação de Porto Alegre como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o ministro, será criado um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Mobilidade Urbana para o evento, o qual deve contemplar as regiões metropolitanas das cidades-sede. No total, são 18 candidatas, das quais 12 serão escolhidas pela Fifa em março. A capital gaúcha, cujas obras nesse sentido serão iniciadas com a duplicação da Avenida Beira-Rio, é a quarta concorrente visitada por Barreto Filho.

Outro acordo firmado diz respeito à transferência de R$ 5,4 milhões do governo federal para um projeto denominado Rotas Turísticas, que visa à pavimentação de estradas e que também contará com investimentos de R$ 900 mil por parte do governo estadual, por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). As primeiras obras serão realizadas na RS-020, entre os municípios de Cambará do Sul e São José dos Ausentes, somando mais de 3 quilômetros de pavimentação e atraindo ainda mais turistas para os municípios dos Campos de Cima da Serra, que recebem cerca de 70 mil visitantes por ano.

Também participaram do encontro, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, os prefeitos de Porto Alegre, José Fogaça, de Cambará do Sul, Aurélio Alves de Lima, e de São José dos Ausentes, Erivelto Sinval Velho, além de secretários e técnicos.