SACs têm novas regras a partir da próxima semana

A partir de 1 de dezembro, entra em vigor em todo o País o decreto nº 6.523/08, que regulamenta as normas gerais sobre os serviços de atendimento ao consumidor (SACs). A iniciativa visa a melhorar o…

A partir de 1 de dezembro, entra em vigor em todo o País o decreto nº 6.523/08, que regulamenta as normas gerais sobre os serviços de atendimento ao consumidor (SACs). A iniciativa visa a melhorar o atendimento prestado à população.
O objetivo do decreto é fazer valer o direito do consumidor e extinguir práticas ilegais e abusivas no fornecimento do serviço. As novas regras aplicam-se para companhias aéreas, de energia elétrica, telefônicas, televisão por assinatura, aviação civil, empresas de ônibus, administradoras de cartão de crédito, instituições financeiras e planos de saúde. De acordo com a coordenadora do Procon Estadual, Adriana Bruger, o decreto promove mudanças na forma como o SAC é realizado, a fim de agilizar o processo. “A principal obrigação das empresas será fornecer um número gratuito, que funcione todos os dias durante 24 horas por dia”, destaca.
O tempo máximo de espera para ser atendido será de 60 segundos. Para não extrapolar este período de um minuto ao telefone, as companhias serão obrigadas a colocar atendimento pessoal para o consumidor. As exceções serão os serviços financeiros, que terão limite de 45 segundos. As ligações direcionadas aos SACs terão que ser gravadas ou mantidas por 90 dias e os registros de atendimento por dois anos. As empresas que não respeitarem as regras serão punidas.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais