Saiba como bombar as vendas do seu negócio

Datas comemorativas e consumidor com mais dinheiro no bolso abrem oportunidades para melhorar a receita. Saiba quais são as ações mais eficientes para conquistar o cliente e fechar a venda

Logo mais chegam as datas mais importantes do varejo no primeiro semestre — como Páscoa, Dia dos Mães e Dia dos Namorados. E, com as datas, o empreendedor tem perspectivas de aumentar as vendas para diferentes segmentos do mercado.

A grande questão é como conquistar o cliente em tempos de incerteza econômica e política.

Mesmo com queda nas taxas de juros, o acesso ao crédito continua difícil. Além disso, o consumidor não está disposto a gastar os mesmos valores de antes da crise. “Com a recessão, ele passou a considerar muitos fatores antes de comprar”, afirma Michel Cutait, consultor de shopping centers e varejo da Make it Work. Atualmente, o cliente só fecha negócio depois de identificar a relevância do produto para a sua vida.

“Ele procura soluções mais completas”, diz Fabiana Mendes, sócia-diretora da consultoria GS&Friedman. Segundo ela, houve uma mudança importante na experiência de consumo. “O cliente de uma loja de material de construção já não quer apenas a tinta. Quer também o serviço de pintura.” Criatividade, flexibilidade e resiliência são atributos que podem maximizar as chances de atrair e encantar o cliente. “A ideia é tornar a compra mais prazerosa, fácil e acessível para o consumidor”, afirma Ênio Klein, CEO da Doxa Advisers. Conheça a seguir as melhores práticas para alavancar as receitas.

1. Faça ações promocionais
As promoções despertam o senso de urgência ao oferecer ao consumidor um benefício extra ou exclusivo. Pode ser uma venda tipo "pague 1 e leve 2", uma entrega  gratuita, um sorteio, uma degustação. Saiba como usar essas iniciativas para melhorar seus números. 

2. Determine os objetivos 
Estude público, produtos, volumes, abrangência geográfica, receita e participação de mercado. Defina, por exemplo, se a campanha incentivará a venda de um produto ou tentará atrair um perfil específico de clientes.

3. Trace Metas
A iniciativa pode servir também para fixar a marca, ampliar o cadastro de clientes, pesquisar hábitos de consumo ou testar um lançamento. É uma oportunidade de incentivar o consumidor a se tornar um embaixador da marca.

4. Avalie o melhor tipo de promoção
A estratégia pode incluir descontos, prazos especiais, brindes, demonstrações, cursos e convites para eventos, entre outros. O importante é evitar formatos complicados, que dificultem o acesso ao benefício adicional. Certifique-se de que a campanha não tenha impeditivo legal e que não viole o Código de Defesa do Consumidor.

5. Inclua os parceiros
Além dos funcionários, envolva fornecedores e outros parceiros na ação promocional. “Se a meta é diminuir a margem para vender mais barato, negocie volumes, descontos no preço de custo e prazos mais dilatados”, diz Leonardo Marquês, professor de operações e logística sustentável do Coppead – UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

6. Comunique uma ação
Divulgue os benefícios e a dinâmica da ação promocional nos canais de comunicação que alcançam o público-alvo. Se os recursos para investimento forem limitados, priorize a comunicação na fachada e no interior da loja. Em caso de sorteio, coloque o prêmio e a urna em um lugar de destaque no ponto de venda.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios 

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais