SAIBA ESCOLHER OS MEIOS DE PAGAMENTO
Diversidade, agilidade, segurança e características do negócio são aspectos a considerar
Pix, cartões de crédito e de débito, boleto, cheque, gateways, criptomoedas, carteira digital… As opções de meios de pagamento disponíveis para o varejo são muitas e crescem a cada dia com a chegada de novas tecnologias, que convivem com alternativas mais tradicionais, como dinheiro e cheque. Diante de tantas possibilidades, os lojistas devem ter atenção na escolha, pois esse é um item que tem impacto na experiência de compra.
O superintendente de Fluxo de Caixa PJ do Sicredi, Felipe Sessin, entende que há vários fatores que influenciam essa escolha. “Dependendo do tipo de negócio, cliente, praça de atuação, cada modelo de recebimento pode atender um determinado público, um determinado tipo de negócio. Não tem algo que seja melhor ou pior, mas sim o modelo que mais se adapte à necessidade do negócio”, afirma. Segundo ele, esses fatores são determinantes para que o varejista assuma ou não o risco de crédito e aceite, por exemplo, custos mais altos para viabilizar o seu comércio.
No varejo de menor porte, em que os tíquetes são mais baixos e em que há interação presencial, Sessin recomenda oferecer variadas opções: “Pequenos comércios, restaurantes e serviços precisam ter uma oferta de recebimento que varie de transferências e pagamentos imediatos por meio do pix, por exemplo, até aceitar cartões de débito e de crédito”. Ele ressalta que, apesar do custo variável maior dos cartões em comparação com outros meios, o lojista que não ofertar esse tipo de recebimento certamente terá uma queda no faturamento.
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