Saiba o que fazer para conquistar novos clientes

Quem vende precisa conquistar novos clientes todos os dias. Isso acontece com estratégias para a prospecção de novos clientes, iniciativas que o empreendedor precisa ter para aumentar as vendas e repor os clientes que são naturalmente perdidos com o tempo. Alguns métodos de prospecção podem influenciar o tamanho da clientela e consequentemente impulsionar as vendas. As dicas a seguir são da cartilha As 40 perguntas mais frequentes dos empresários do Sebrae.

1. Fazer uma lista de clientes potenciais
Uma simples lista de possíveis clientes, obtida com a ajuda de sindicatos, organizações e associações, por exemplo, pode ser uma ação decisiva para conquistar os novos clientes e fidelizá-los. Essa lista também pode ser comprada, mas o Sebrae recomenda utilizar o serviço de empresas filiadas a ABEMD – Associação Brasileira das Empresas de Marketing Direto.

2. Indicações qualificadas
Essas também são listas de clientes em potencial, só que selecionadas por profissionais ou por outras empresas (não concorrentes) que vendem para o mesmo público-alvo da sua. É o compartilhamento de listas de clientes entre empresários não-competidores, uma prática que pode trazer bons resultados e garante o contato com o público certo.

3. Indicações de clientes
São as indicações de clientes potenciais feitas pelos próprios clientes da empresa. Elas ocorrem de forma espontânea, por iniciativa do cliente, ou podem ser estimuladas, quando a empresa oferece algum tipo de incentivo para que um cliente traga outro (pode ser desde um simples brinde até um bom desconto em compras futuras).

4. Prospecção na Internet
A Internet pode ser um excelente local para a prospecção, pois atualmente a maioria das pessoas e das empresas tem acesso a rede. Isso inclui um website bem feito, o uso de ferramentas do Google para promovê-lo e a participação em redes sociais.

5. Visitas pessoais
A prospecção através de visitas aos clientes potenciais também é uma possibilidade de ação, mas tem um custo maior. Para melhorar a relação custo x benefício dessas visitas, você pode fazer o agendamento prévio por telefone, assim você evita o desperdício de tempo e dinheiro.