Saldo positivo nas vendas da Black Friday

Movimento da Black Friday agradou aos lojistas

A expectativa de faturamento e percentual de aumento nas vendas da Black Friday 2022 teve saldo positivo. É o que nos diz a pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas POA.

Para mais de 60% dos respondentes, o faturamento nas vendas das promoções de Black Friday atingiu as expectativas dos lojistas, fazendo jus ao movimento que se viu na sexta-feira, dia 25. Cerca de 8% não souberem responder.

Ao comparar as vendas neste 2022 com o ano anterior, para 39% a data teve aumento nas vendas. Outros 23% disseram que se mantiveram iguais a 2021.

Sobre as lojas que fizeram Black Friday, a compra apenas no espaço físico segue sendo o preferido dos consumidores, com 59%. Dos 41% que também compraram no online, mais de 80% preferiram efetuar a compra do produto pelo site da loja, seguido de 12,2% que fizeram via WhatsApp.

Quando se vendeu mais?

O ticket médio ficou em R$1.574, com maior movimento – quase 90% – no próprio dia 25, a sexta-feira da Black Friday. Em seguida, com 7,5%, ficou o dia 24, o “pré” Black Friday.

As vendas em crescimento mostram que o consumidor voltou a comprar, mas um item da pesquisa comprova a ideia de que ainda levará um tempo para que as compras à vista sejam mais corriqueiras. Nas lojas físicas, para 84% das pessoas a escolha foi pelo parcelamento no cartão de crédito. Compras à vista no débito ficou com apenas 7% das citações. Já no online, a preferência fica pelo pagamento através de links, com 80,5%.

Black Friday x Natal

A proximidade da Black Friday com o Natal pode misturar a intenção de compras do consumidor, mas nada que chegue a atrapalhar as vendas. Segundo a pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, 77% das pessoas responderam que a Black não afeta as vendas do Natal. Em compensação, o efeito do Mundial de Futebol trouxe boas notícias para a maioria dos entrevistados. Um total de 82% crê que os produtos da Copa auxiliaram as vendas para a semana da Black Friday.

Os resultados se tornam positivos pois, mais da metade dos entrevistados não diminuíram suas vendas e, ainda há o natal. “As datas comemorativas vem apresentando números positivos neste ano, inclusive nesta Black Friday. Mais de 60% dos consumidores da capital gaúcha tiveram as suas expectativas atingidas, e quase metade aumentou as vendas em relação a 2021”, resumiu Arcione Piva, presidente do Sindilojas POA.

O levantamento indicou, ainda, que os produtos mais vendidos no comércio de Porto Alegre, por segmento, foram:

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos:

Celulares                   27,5%

Televisores               25,8%

Refrigeradores         20,5%

Máquinas de lavar   17,0%

Fogões                      7,0%

Vestuário:

Camisetas               29,4%

Blusas                     26,4%

Vestidos                  20,6%

Cuecas/lingeries     11,8%

Bermudas               11,8%

Calçados

Sandálias               52,1%

Rasteiras                31,4%

Sapatilhas              21,0%

Chinelos                 14,3%

Para acessar esta e demais pesquisas, clique aqui.