Salgado Filho é atingido por cancelamentos de voos da TAM

Mais de 30% dos voos operados pela TAM tiveram problemas de atraso ou cancelamento ontem, segundo dados da Infraero, atingindo também os programados para o Salgado Filho em Porto Alegre. Conforme a estatal, dos…

Mais de 30% dos voos operados pela TAM tiveram problemas de atraso ou cancelamento ontem, segundo dados da Infraero, atingindo também os programados para o Salgado Filho em Porto Alegre. Conforme a estatal, dos 708 voos previstos para ontem em 63 aeroportos, 99 (13,3%) foram cancelados. Outros 156 (20,9%) partiram com algum atraso.

Em nota, a companhia informou que os transtornos ocorreram devido ao mau tempo na quinta e na sexta-feira, que causou alterações nos voos, nas escalas das tripulações e “remanejamentos na malha aérea”. A empresa aérea antecipou ainda que os problemas devem se estender até hoje.

A chuva, segundo a TAM, afetou operações em Congonhas, Guarulhos, Viracopos (Campinas), Santos Dumont e Galeão (Rio). De acordo com a nota, “13 voos que deveriam pousar nos aeroportos paulistas e três nos do Rio tiveram de ser levados a outros aeroportos”. Além disso, a operação também teria sido prejudicada pelo fechamento do aeroporto Salgado Filho ontem pela manhã, das 7h54min às 8h46min, em decorrência da neblina.

Federação de trabalhadores aponta falta de pessoal

O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke, avaliou que a origem do problema deve ser a falta de trabalhadores e a exigência do limite legal de horas de voo. – Foi falta de pessoal. Se fosse uma questão climática, também afetaria as outras empresas – afirmou Klafke.

No aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, quatro voos da TAM com destino a São Paulo não decolaram ontem. Pela manhã, estavam previstas duas partidas para Guarulhos e, no final da tarde, outras duas para Congonhas, de um total de 12 programadas. E das 32 decolagens da TAM em São Paulo para a capital gaúcha, cinco foram canceladas, conforme os dados no boletim de informações da Infraero. Os cancelamentos também adiaram o retorno da delegação do Grêmio, que jogou ontem em Campinas (leia no Caderno de Esportes) e voltaria no voo das 22h, em Congonhas.

No terminal paulistano, onde os terminais de embarque ficaram lotados ontem, os passageiros eram orientados pela companhia a deixar o saguão e a remarcar a viagem para hoje. Também com voo marcado para as 22h, a empresária Maria do Carmo Lombardi Cucchiarelli, 50 anos, foi surpreendida ao ser informada de que a partida para Porto Alegre havia sido cancelada. – Vou tentar um encaixe em outra companhia para voltar amanhã (hoje) – disse a porto-alegrense, que viajou na última quinta-feira para visitar as duas filhas. Conforme Maria do Carmo, os cancelamentos e a falta de informações causaram indignação entre os passageiros, que protestaram nos guichês da companhia aérea.

Veja também

    Cursos e eventosNoticias

    Palestra Especial elege estratégia em vendas como foco principal

    Veja mais
    Noticias

    “O mais importante agora é garantir que a enchente não se repita”

    Veja mais
    Noticias

    Esclarecimento: funcionamento das lojas em Shopping no dia de eleição

    Veja mais
    Noticias

    Empresas atingidas por enchentes podem solicitar revisão para acessar benefícios...

    Veja mais