“Se não embarcarmos cedo no trem da mudança, ele nos atropela”

O consultor Cassio Grinberg foi o palestrante do Café com Lojistas, realizado hoje, dia 22 de setembro, no Instituto Caldeira.

O Café com Lojistas, promovido pelo Sindilojas POA, hoje, dia 22 de setembro, destacou o tema Marcas que desaprendem, com o consultor de estratégia, Cassio Grinberg, autor do livro “Desaprenda – como se abrir para o novo pode nos levar mais longe”.

Grinberg convidou os participantes a uma reflexão sobre como ter uma mente aberta para desaprender pode ser um caminho eficiente para obter novos aprendizados. Ele questionou: “por que a transformação vem de fora para dentro, e não o contrário”. Citou a frase de Alvin Toffler: “O analfabeto do Século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”. Grinberg destacou como se reinventar ao invés de ser reinventado e que desaprender, ou desapegar, é uma mudança para solucionar problemas. “Se não embarcarmos cedo no trem da mudança, ele nos atropela. Às vezes hesitamos em mudar porque vamos viver um período de incertezas”, afirma.

Para exemplificar, o palestrante apresentou cases de marcas americanas que passaram por esse processo e souberam aproveitar oportunidades ou se reinventar para superar dificuldades ou desafios, como a Glossier, uma empresa que começou como um blog de moda e hoje é uma referência em cosméticos. “Este é um exemplo de convergência de conteúdo”, diz. Para ele, o conteúdo precisa fazer parte da oferta ao cliente.

A estratégia de reposicionamento como  a Dunkin, GAP, Best Buy, Gatorade, Method, entre outras empresas, também foi apresentada pelo palestrante, além de enfatizar a relevância das collabs para conquistar clientes e vender mais. “É preciso aprender novamente e não ficarmos fazendo só o que estamos acostumados todos os dias. Movimentos provocam reações e é só começar”, resume.

Esta edição do evento foi realizada no Instituto Caldeira, um ambiente que inspira mudança e inovação. O Café com Lojistas, além de ser uma ótima oportunidade de expandir a visão sobre diferentes temas relacionados ao varejo e aos negócios, também é indicado para quem deseja ampliar sua rede de contatos, já que conta com momento de interação entre os participantes e um grupo de whatsapp pós-evento, com duração de 48h, para consolidar contatos.