“Se você escuta e procura entender o sonho das pessoas, você fará com que todos vistam a camisa da sua empresa”, destaca Tinga na 10ª FBV

Em palestra de fechamento do evento, o ex-atleta inspirou o público com sua história de vida.

Crédito: Larry Silva

Realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, a Feira Brasileira do Varejo tem como objetivo propiciar conexões, promover novos negócios e inspirar os varejistas por meio de conteúdos e histórias de empreendedorismo. A história de Paulo César Tinga foi uma delas. De jogador de futebol a empresário de sucesso, Tinga foi o nome que encerrou o ciclo de palestras do evento, ao final da tarde desta sexta-feira, 26, com a apresentação Economia criativa e social.

O palestrante subiu ao palco principal da FBV para contar que, além de trazer em seu currículo cinco títulos de futebol, conquistou muito mais pelo caminho, ainda que tenha enfrentado inúmeras dificuldades na vida, devido a sua origem humilde. Tendo como grande referência pessoal e profissional sua mãe, lembrou de quando percebeu o valor do trabalho, ainda na infância. “O final de semana era sempre o momento mais esperado, pois era quando minha mãe voltava do trabalho com duas sacolas cheias de comida”, lembrou. “Foi assim que entendi que esse negócio de trabalhar era bom”, refletiu.

Depois de três testes, de duvidar do seu talento e de sua capacidade, após alguns meses sem querer jogar futebol e quase desacreditado, lembrou, ainda, que uma das coisas mais importantes da sua vida aconteceu: decidiu seguir tentando. No quarto teste, foi chamado. “Sabe por quê? Porque apesar de tudo, decidi agir”, disse. “Toda vez que tomamos uma decisão, recebemos um presente que é a famosa consequência. Se você decidir não fazer nada, você vai receber nada em troca”, provocou os varejistas.

Tinga se aposentou dos gramados aos 37 anos, apenas com a quinta série concluída. Nessa idade, resolveu voltar a estudar. Sem entender muitos dos assuntos abordados em sala de aula, contou que foi quando teve a decisão de encarar um de seus grandes medos, a vergonha de demonstrar que não sabia. Percebeu a quantidade de pessoas dispostas a ajudar e, segundo ele, nunca mais parou de perguntar. “Acredito que o que move o mundo são as perguntas, é a curiosidade”, declarou. Aos 45 anos, hoje empresário e entusiasta de várias iniciativas sociais, Tinga já criou diversas redes de apoio a muitas pessoas necessitadas.

Aos varejistas, o palestrante procurou deixar não apenas sua história de superação, como a mensagem de que é preciso ter humildade para crescer. “Se você quer ser grande, fique perto das pessoas. Busque conversar com elas, saber quais são os sonhos de cada funcionário. Se você escuta e procura entender o sonho de cada um, você fará com que todos vistam a camisa da sua empresa”, finalizou.