Sebrae atende mais de 140 mil em 2010

Às vésperas da eleição da nova diretoria do Sebrae/RS, os atuais gestores divulgaram os resultados obtidos em 2010 e fizeram projeções otimistas de continuidade dos trabalhos pelo novo gestor do Conselho…

Às vésperas da eleição da nova diretoria do Sebrae/RS, os atuais gestores divulgaram os resultados obtidos em 2010 e fizeram projeções otimistas de continuidade dos trabalhos pelo novo gestor do Conselho Deliberativo do órgão a ser eleito. Segundo Paulo Tigre, atual presidente do Conselho, quem assumir deve avançar no atendimento às micro e pequenas empresas gaúchas. Na sua avaliação, foi esse planejamento estratégico que levou o Sebrae/RS a atingir números expressivos ao longo de 2010 – entre eles, os 140 mil atendimentos a empresários e empresas no Rio Grande do Sul, quase o dobro do registrado no ano passado.

Com o resultado, o órgão passou a ter o segundo maior número de registros do país, atrás de São Paulo. Além da ampliação no atendimento, mereceu destaque do gestor o incentivo às consultorias e às rodadas de negócios. Os números foram divulgados ontem, na Capital. “Cada vez mais os micro e pequenos empresários precisam ser qualificados e o Sebrae trabalha nessa interlocução – apoiando o setor para que permaneçam no mercado e gerem cada vez mais emprego. Este foi um ano de melhorias contínuas”, disse.

Por meio do incentivo às consultorias, o Sebrae investiu R$ 4,2 milhões, gerando ferramentas para o aperfeiçoamento de gestão, produtos e serviços das micro e pequenas empresas. Simultaneamente a esse trabalho, foram priorizadas as chamadas “reuniões de negócios”, através da ampliação e do fortalecimento da ação. Isso gerou um volume anual de negócios às empresas participantes de R$ 60,5 milhões, nos 107 encontros realizados. Tanto nas consultorias como nas rodadas de negócios, o Sebrae gaúcho comemora a liderança que ocupa no ranking nacional, perdendo só para São Paulo.

Para o superintendente do órgão no Estado, Marcelo Lopes, a busca pela excelência no atendimento dos pequenos negócios é responsável pelo crescimento dos últimos anos. De olho na Copa de 2014, o órgão já trabalha com a área de agricultura familiar e com o turismo.

DESEMPENHO

• 107.568 consultorias
• 1.740 cursos
• 1.908 expositores apoiados
• 142 feiras
• 360 missões/caravanas
• 107 rodadas de negócios
• 2.591 palestras

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