Secretário de Desenvolvimento Econômico da Capital aponta ações do governo para estimular empreendedorismo e combater o comércio informal

Ricardo Gomes enfatizou a importância da relação entre iniciativa privada e governo para produzir riquezas que geram desenvolvimento para a cidade e empregabilidade

O Sindilojas Porto Alegre recebeu nesta terça-feira (14) o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Ricardo Gomes. Foram debatidas algumas das bandeiras da Entidade, tais como o combate ao comércio informal e a redução e simplificação dos tributos, impostos e licenças. Gomes enfatizou a importância da relação entre iniciativa privada e governo para produzir riquezas que geram desenvolvimento para a cidade e empregabilidade.

O Secretário apontou quatro eixos principais de atuação da nova Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade, que agora engloba a de Indústria e Comércio (Smic), a de Turismo e o gabinete de Inovação e Tecnologia. “Não vamos fazer ajustes fiscais com aumento de impostos. Vamos trabalhar para realizar simplificação, e desburocratização dos negócios, permitindo que novos players se insiram e outros entrem na nossa cidade; buscar investimentos e criar um ambiente de atração de investimentos; planejar, não economicamente, mas escutando a sociedade para pensar a infraestrutura necessária para que ela cresça; e fomentar um ecossistema de empreendedorismo, rodeando as empresas de atrativos para se desenvolverem”, afirmou.

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, também apontou a necessidade de entidades civis, representativas, governo e população atuarem em conjunto para que existam soluções mais rápidas e assertivas para as demandas existentes. “Precisamos do apoio de todos esses agentes e nos colocamos à disposição da prefeitura para que o comércio volte a crescer, estimulando a criação de uma economia cada vez mais forte para a cidade onde vivemos”, sinalizou.

Ricardo Gomes sinalizou a frase que está sendo primordial nas suas primeiras semanas como secretário municipal: “‘Tornar a cidade amigável ao empreendedor’, ou seja, tirar o governo do caminho para que as empresas possam se instalar com menos burocracia”. Segundo ele, existem dificuldades internas bastante significativas, mas a discussão de como facilitar a abertura de novos negócios, desenvolvendo economicamente a cidade é fundamental e precisa ser feita desde o início deste mandato.

Segundo o secretário, a fiscalização do comércio informal é um desafio complexo, que exige um envolvimento de diversos âmbitos da sociedade, como governo, órgãos de segurança, imprensa e população. “Apenas fiscalizar não resolve o problema. Debatê-lo, levantar propostas e trazer soluções é fundamental. Precisamos assumir um custo político onde o governo enfrente o problema de frente, pois é uma necessidade para minimizar ou acabar com a venda de produtos ilegais nas ruas da cidade. Lamentavelmente, temos uma mentalidade coitadista, ou seja, onde o problema é da vítima. Precisamos olhar para a frente e enfrentar o atraso da Capital”, sinalizou.

Gomes ainda falou sobre a importância de um centro de eventos em Porto Alegre: “Vamos viabilizar este empreendimento no primeiro terreno hábil que estiver disponível. Hoje temos 1131 projetos que estão esperando aprovação na prefeitura por diversos motivos. É uma burocracia enorme”. Com isso, a intenção da administração é atrair feiras, congressos e eventos que geram negócios e estimulam o empreendedorismo na cidade.