Seguradoras projetam 150 ocorrências provocadas pelo temporal em imóveis de Porto Alegre

As seguradoras que atuam na área residencial e empresarial projetam receber o registro de 150 sinistros até o fim desta segunda-feira. São danos provocados pelo temporal de sexta-feira.

Segundo o Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul, o número deve aumentar até o fim da semana, já que esta terça-feira é feriado em Porto Alegre. Ainda não há uma previsão de danos a carros.

Além disso, os preços dos seguros aumentam:

– De uma forma geral, a Região Sul tem sido atingida por situações como esta. Portanto, toda a região terá aumento no preço do seguro. Isso deve ocorrer ao longo do ano, de forma gradativa. – comenta o presidente do Sindseg-RS, Alberto Muller.

O número de ocorrências entra no cálculo das apólices. Quanto mais registros, mais caro fica para bancar os gastos.

Seguro residencial e empresarial

Seguradoras devem cobrir os danos causados pelos temporais desde que o acidente natural esteja previsto em contrato. Consumidor precisa atentar às cláusulas da apólice. Já no caso dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, os seguros residenciais não são obrigados a cobrir o ressarcimento do consumidor. Cabe à concessionária de energia da região.

Veículos

No caso dos automóveis, as enchentes e demais acidentes naturais geralmente estão vinculados às cláusulas contratuais. Desde 2004, a Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão que fiscaliza as operações do mercado de seguros, determinou que todos os planos básicos (contra incêndio e roubo) devem cobrir também acidentes causados por catástrofes naturais. Mas o motorista não pode assumir riscos, pois o seguro perde a validade. Significa que, se o motorista estiver no trânsito e se deparar com um alagamento e resolver atravessá-lo, pode ter problemas que não serão cobertos.

Fonte: Giane Guerra/Acerto de Contas