Seis meses de licença geram opiniões divergentes

Desde ontem, as empresas privadas podem ampliar de quatro para até seis meses o prazo da licença-maternidade das trabalhadoras. A extensão do benefício só existia, até o momento, para funcionárias…

Desde ontem, as empresas privadas podem ampliar de quatro para até seis meses o prazo da licença-maternidade das trabalhadoras. A extensão do benefício só existia, até o momento, para funcionárias públicas. A sanção da lei pelo presidente Lula ocorreu em 2008. A partir de então, a mudança na legislação vem provocando controvérsia entre empresários e trabalhadoras. Os primeiros alegam que a lei afetará a competitividade das empresas.

Entidades sindicais defendem a medida por considerá-la um direito. Para o presidente do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas), Ronaldo Sielichow, a lei prejudica o setor, que terá aumento de custos para garantir o benefício. “Indiretamente é uma ameaça, especialmente para pequenas e médias empresas. A perda de competitividade é uma possibilidade.” O presidente da Força Sindical, Cláudio Janta, argumentou que no passado, quando houve aumento da licença, o discurso era o mesmo e não cresceram os gastos. “O mercado absorveu a mão de obra feminina e a medida é mais uma conquista das trabalhadoras. Não há dúvida de que a lei trará mais qualidade de vida para a mãe e a criança”, argumentou. A socióloga da Fundação Gaúcha do Trabalho (FGTAS), Irene Galeazzi, também vê pontos favoráveis à licença, especialmente em relação ao futuro das crianças. “É um benefício que temos de defender mesmo porque a tendência é de queda nas taxas de nascimento em relação ao passado. Hoje é de um filho, no máximo dois, então o empresário não deve se assustar”, salientou.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais