Semáforos serão ligados hoje na Nilo

Com 40 dias de antecedência, prefeitura conclui obra iniciada em janeiro

Ao dar início à operação dos semáforos na área da antiga rótula da Avenida Nilo Peçanha, às 9h30min de hoje, o prefeito José Fortunati encerra um período de seis anos de discussões. Apontado como um dos principais gargalos do trânsito de Porto Alegre, o entroncamento foi alterado na tentativa de melhorar a circulação de 61 mil veículos por dia e reduzir acidentes.

Instalados nos últimos dias, os semáforos funcionarão em três fases. Com a mudança, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) proibiu algumas conversões, o que requer atenção dos motoristas. Faixas de segurança também mudaram de localização, devido aos ajustes nos canteiros.

Por exemplo, quem segue pela Avenida Nilópolis não poderá mais dobrar à esquerda em direção à Carlos Trein Filho ou à direita, até o estacionamento do Supermercado Nacional. A única opção será seguir reto em direção à Nilo Peçanha. Para quem pretende acessar a Carlos Trein Filho a partir da Nilópolis, é preciso usar a Travessa Coronel Antônio Carneiro Pinto e a Carazinho, contornando o Nacional. – Com os semáforos, acreditamos que o fluxo será suportado por um período de quatro a cinco anos. Depois disso, analisaremos outras alternativas – antecipa o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

Os semáforos são inteligentes, o que significa que poderão ter seus tempos alterados à distância, de acordo com o fluxo de cada braço do entroncamento. As lâmpadas são de diodo emissor de luz (LED, na sigla em inglês), o que garante economia de energia. Uma câmera também foi instalada no trecho.

A partir de hoje, agentes de fiscalização farão acompanhamento diário para avaliar possíveis ajustes no entroncamento. Cappellari não descarta reduzir as conversões que entrarão em funcionamento hoje. Duas possibilidades são avaliadas: acabar com a conversão à esquerda da Carlos Trein Filho para a Nilo Peçanha, e à esquerda da Carazinho para a Nilópolis. Se forem implementadas, as medidas resultariam em mudanças em vias próximas.

Cruzamento foi o terceiro ponto em acidentes em 2010

A substituição da rótula por semáforos foi realizada por operários da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) entre 11 de janeiro e ontem. Foram 50 dias de trabalho, o que possibilitou a entrega da obra com 40 dias de antecedência. A decisão de fazer a obra com recursos próprios foi tomada neste ano, depois de quatro licitações sem o aparecimento de empresas interessadas. O último valor oferecido foi de R$ 1,29 milhão. Inicialmente resistente à proposta da prefeitura, a Associação dos Moradores do Bairro Bela Vista acabou aceitando o projeto sob a condição de formação de uma comissão para estudar alternativas para o trânsito da região. No ano passado, o cruzamento foi o terceiro em número de acidentes na Capital, com 49 registros e nenhuma morte. Com os semáforos, o temor agora é de colisões mais graves devido à maior velocidade dos veículos ao passar pelo trecho.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais