Semana da ARP discute inclusão da classe média
Com o foco no novo cenário brasileiro de consumo, especialmente com a inclusão das classe C e D, começa hoje no Hotel Sheraton a Semana ARP da Comunicação de 2010. O evento terá como tema o Novo Brasil. A…
Com o foco no novo cenário brasileiro de consumo, especialmente com a inclusão das classe C e D, começa hoje no Hotel Sheraton a Semana ARP da Comunicação de 2010. O evento terá como tema o Novo Brasil. A abertura oficial da Semana, às 20h, será com o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor, que falará sobre o presente e o futuro do país. A programação (confira ao lado) começa às 9h e se estende até quinta-feira.
Paralelamente à Semana ocorre também o Salão da Comunicação, que vai julgar 1.554 peças publicitárias inscritas ao prêmio máximo. O diretor de criação da Paim e presidente do júri oficial, Rodrigo Pinto, informou que as inscrições para o Salão dobraram em relação a 2009, resultado do bom momento econômico do país. Na quinta-feira, durante o jantar de encerramento da Semana, será conhecido o Publicitário do Ano.
A grade de palestras foi confeccionada para atender as expectativas dos associados da Associação Rio-grandense de Propaganda (ARP), promotora do evento. Um dos destaques é a palestra de André Torreta, às 14h de hoje. Especialista em consumo popular, o publicitário baiano criou em 2007 uma agência focada no consumo da classe média. Outro destaque da programação é a palestra do antropólogo Roberto DaMatta às 18h de amanhã. DaMatta, professor da PUC do Rio, falará sobre tendências de comportamento no Brasil. Na quarta-feira, o destaque fica por conta da gerente de marketing do Ibope, Juliana Sawaia, que vai abordar o fenômeno das redes sociais no Brasil.
Os consumidores ganharão, a partir de quarta-feira, mais um instrumento para pesquisar as tarifas bancárias. A Febraban reunirá em um sistema online uma relação com as taxas de 72 pacotes dos 13 maiores bancos brasileiros. A página permitirá buscas a partir de uma palavra-chave. Segundo o diretor-adjunto de Produtos de Financiamento da Febraban, Ademiro Vian, a ferramenta cria um mecanismo de concorrência que beneficia o consumidor.